.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

“TUA FÉ TE SALVOU. VÁ EM PAZ!”- Olívia Coutinho


 Dia 19 de Setembro  de 2013
 
Evangelho de Lc 7, 36-50

 Deus tem um projeto de vida nova oferecida a todos! É Jesus que vem nos apresentar esta proposta, indicando-nos o caminho que devemos percorrer, se quisermos fazer parte deste projeto! Aderir a este projeto, é colocar Jesus como prioridade em nossa vida, é estar disposto a ir na contra-mão do mundo, a  colocar a vida à serviço do outro.
O que Jesus nos pede, não é muito, basta que  tenhamos um coração largo para amar, um olhar de misericórdia e braços abertos para acolher o irmão!
Sem uma adesão concreta à proposta de vida nova, anunciada por Jesus, ficamos no superficial da fé, ao invés de nos tornar caminho de salvação para o outro,  tomamos  uma postura de juiz, condenando o nosso irmão, sem dar a ele uma oportunidade de refazer a sua vida e  de experimentar uma vida nova  em Jesus!
Um verdadeiro seguidor de Jesus, nunca vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável, pelo contrário, assim como  Jesus, ele não desiste do outro, pois  acredita no seu retorno à Vida.
É o que Jesus nos mostra no evangelho de hoje, ao acolher com amor, uma mulher de vida errante, que até então, não tivera a oportunidade  de experimentar o aconchego do coração misericordioso de Jesus!
A narrativa  nos mostra um  belíssimos testemunho de amor e de fé desta  mulher, que vence todas as barreiras do preconceito para chega até Jesus! Neste encontro com Jesus, faltou-lhe coragem para olhá-Lo de frente, o que não a impediu de demonstrar o seu amor a Ele  e a confiança na sua misericórdia.  Confiança expressado no seu geste de ternura e de humildade, ao curvar-se para banhar os seus pés com  suas lágrimas, enxugá-los com os seus cabelos, cobri-los de beijos e ungi-los com perfume. O nome desta mulher,  sequer é revelado, pois ela  já havia sido rotulada pela sociedade, como uma mulher “pecadora.” Rótulo  que a tornava desonrada aos olhos de todos, menos aos olhos misericordiosos  de Jesus.
  O texto não nos diz, mas tudo nos leva a crer, que neste episodio, nenhuma palavra foi dirigida à Jesus, por parte daquela mulher, tudo decorreu no mais profundo silencio, afinal, a cena por si só falava  tudo, ou seja, falava de amor e de fé,  de um amor e de uma  fé que tocou Jesus, mostrando-nos mais uma  vez, a grandiosidade do seu coração!  
O fariseu, se escandaliza com a audácia daquela mulher anônima que invade a sua casa para encontrar-se com  Jesus. Cheio de si  mesmo, ele lança sobre ela,  um olhar de condenação,  enquanto que Jesus a olha  com misericórdia!  Jesus  vê o amor transbordar no  coração dela e a liberta da pior de todas as escravidões: a escravidão do pecado:”teus pecados estão perdoados.”
É com este mesmo olhar de misericórdia, que Jesus olha para cada um de nós! Procuremos fazer como Ele: olhemos o nosso  irmão com um olhar de misericórdia!
A conclusão do fariseu, diante de tal cena, foi de que Jesus não era um profeta, pois se assim fosse, Ele não acolheria aquela mulher “pecadora”, como se ele não o fosse.  Escandalizado, ele sequer pronuncia  o nome de Jesus, se refere  a Ele com desdém : “este homem”.
 Este encontro transformador se deu na casa de um fariseu que convidou Jesus para almoçar com ele. 
 Jesus entrou na casa do fariseu como uma luz, mas o Fariseu não se abriu a  esta luz, quem acolheu esta  Luz, foi uma  mulher marginalizada, que a partir de então, teve a sua vida transformada, passando das trevas para a luz! 
Hoje, Jesus quer entrar na nossa casa, no nosso coração, estamos abertos para acolher esta luz?  
Deixemo-nos conduzir pela  luz de Cristo, sem nunca esquecer: o mais Santo de todos os Santos será sempre um pecador perdoado. Coloquemos em nossa vida, a mensagem do inesgotável perdão de Deus, olhando o outro, com o olhar misericordioso de Jesus!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

2 comentários:

  1. Olá Olívia, Parabéns pelas suas profundas reflexões! Evangelizar desta maneira é maravilhoso!
    Que o Espírito do Senhor continue te inspirando sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá Olívia, Parabéns pelas suas profundas reflexões! Evangelizar desta maneira é maravilhoso!
    Que o Espírito do Senhor continue te inspirando sempre!

    ResponderExcluir