.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tu és o Cristo de Deus -Claretianos


Sexta-feira, 27 de setembro de 2013
São Vicente de Paulo, Presbítero (Memória).
Outros Santos do Dia: Adolfo e João (dois irmãos de Córdova, mártires), Antimo, Leôncio e Euprépio (mártires), Caio de Milão (bispo), Epicário de Roma (mártir), Fidêncio e Terêncio (mártires de Todi), Florentino e Hilário (mártires de Brémur), Elzeário de Sabran e a bem-aventurada Delfina (esposos virgens).
Primeira leitura: Ageu 1,15b-2,9
Ainda um momento, e hei de encher de esplendor esta casa.
Salmo responsorial: Salmo 42,1.2.3.4 (R. 5bc)
Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador.
Evangelho: Lucas 9, 18-22
Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.
No tempo de Jesus, as esperanças de um Messias salvador eram muito variadas. Uns esperavam um Messias sacerdote, que iria restaurar o verdadeiro culto do Templo. Outros esperavam um Messias militar que iria libertar Israel da dominação militar romana. Outros acreditavam na chegada de um novo Moisés que iria realizar um novo êxodo.
É claro que a vida e a missão de Jesus, seus milagres e sua maneira de comportar-se perante a lei e o Templo, suscitaram esperanças messiânicas em seus conterrâneos. Eles o reconheciam como um dos antigos profetas. Porém seus discípulos, aqueles que haviam convivido e caminhado com ele e que haviam sido enviados à missão, o reconhecem como o “Messias de Deus”.
A seus mais íntimos seguidores, Jesus lhes manifesta que o Messias tem que padecer e ser condenado à morte. Este anúncio da paixão choca de imediato com as expectativas dos discípulos de um Messias Rei e militar, forte e poderoso.
Não compreendem que o caminho da cruz seja precisamente expressão de seu poder, porém um poder baseado no amor e na entrega generosa pelos demais. Os discípulos somente poderão compreendê-lo depois da ressurreição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário