.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 8 de setembro de 2013

Será que Jesus fez mal em curar no Sábado -Alexandre Soledade



Bom dia!
Vejamos o que a reflexão proposta pelo site da CNBB propõe para hoje:
“(…) Duas perguntas podem ser feitas a partir do Evangelho de hoje: a primeira é sobre o motivo da existência da lei, e a segunda é sobre a nossa atitude em relação ao modo de agir das outras pessoas. No primeiro caso, a lei pode existir tanto para garantir direitos como para ser instrumento de opressão e de dominação. Os fariseus e os mestres da Lei fizerem da Lei de Deus não um meio para garantir o bem, mas um meio de estabelecerem relações de poder e dominação. No segundo caso, quando uma pessoa faz algo que nos surpreende, nós podemos condená-la e excluí-la porque não segue os padrões da normalidade ou podemos buscar os seus motivos, e talvez aprendamos novas formas de amar“.
Esse texto me fez refletir muito quanto à forma que respondemos as necessidades dos irmãos. Será que ao ver alguém retornar ou “cair na real” após uma falta, deslize ou fraqueza o recebemos? Será que seus erros são mais importantes que o seu desejo de voltar? Que conceitos ou pré-conceitos temos antes de ajudar?
Um exemplo. Aqui na cidade nossos semáforos estão tomados por malabares e artistas de rua que em troca de uma moeda, fazem aquele tempo do sinal vermelho ficar mais curto. Ao passar o chapéu, colaboramos? Por que não? E por que deveríamos? Uns dirão que não dão para não incentivar esse trabalho e esse tipo de vida; alguns já não ajudam, pois dizem que o dinheiro se converterá em bebida ou drogas; outros ajudam reconhecendo o esforço, mas uma coisa é certa, todas as opiniões são possíveis dentro do SEU PONTO DE VISTA.
Será que Jesus fez mal em curar no Sábado? Será que o Senhor deveria ter indagado sobre a vida do rapaz da mão seca, sobre os motivos que levaram a ficar daquele jeito; se ele mereceria ou não ser curado?
Bem sabemos que a esmola não ajuda na mudança de vida daquele rapaz do sinaleiro, mas se deu, foi dado, foi uma recompensa, ponto! Sabemos que esse gesto não o ajudará a sair dessa e agarrar a uma nova proposta, um trabalho formal, a busca de horizontes, mas quem foi que disse que todos nós precisamos ser empregados de alguém? Um cigano precisa trabalhar de carteira assinada? Um índio tem que falar português?
Jesus ao curar aquele homem nota em seu coração a vontade que querer mudar aquilo que vivia, pois o orgulhoso, mesmo vivendo a pior das situações não reconhece, não “levanta à mão”, não baixa a crista! A vontade de curar de Jesus se baseia no fato que aquele simples gesto poderia encorajar aquele homem a mudar de vida e muitas vezes não permitimos o milagre apenas embasado no MEU PONTO DE VISTA, no que penso, no que acho…
“(…) O olhar de Cristo esconde nas entrelinhas complexos fenômenos intelectuais e uma delicadeza emocional. Mesmo no extremo da sua dor ele se preocupava com a angústia dos outros, sendo capaz de romper o instinto de preservação da vida e acolher e encorajar as pessoas, ainda que fosse com um olhar… Quem é capaz de se preocupar com a dor dos outros no ápice da sua própria dor? Se muitas vezes queremos que o mundo gravite em torno de nossas necessidades quando estamos emocionalmente tranqüilos, imagine quando estamos sofrendo, ameaçados, desesperados”. (Augusto Cury – Mestre dos mestres)
Jesus questiona os motivos daqueles que desejam que o milagre não aconteça e ao deparar com a inveja e os falsos valores, possivelmente se entristece, mas não deixa de cumprir sua missão.
Não permitamos que nossos pré-conceitos nos afastem de realizar ou sermos o milagre na vida dos irmãos!
Um imenso abraço fraterno.


Um comentário:

  1. Evangelho do dia (Lc 6, 6-11) - “Jesus e o homem da mão aleijada!”
    Queridos irmãos a Paz de Jesus se faça presente na vida de vocês!
    Irmãos em Cristo, fazer o bem é sempre permitido, os fariseus e os mestres da lei ficavam chocados como Jesus é determinado em querer fazer o bem, eles procuravam de todas as circunstâncias acusarem Jesus, mas o Mestre Jesus mantinha-se fiel.
    O aleijado em nenhum momento lhe pediu para ser curado, mas irmãos nossas orações vai muito além do que imaginamos, com certeza aquele aleijado deveria ter feito muitas orações, suplicado, aclamado ao Senhor Deus onipotente único em nossa vida, talvez ele estaria até escondendo a sua mão com vergonha para não ser observado com preconceito ou com ar de exclusão.
    Jesus é misericordioso e conhece o coração humano, sabe das nossas dificuldades irmão!

    Hoje Jesus te da uma ordem, levanta-te se coloque no meio, não tenha vergonha de expor o seu defeito, a sua deficiência, obedeça esta ordem. Jesus vai te curar como este aleijado, irmão creia você será LIVRE do estigma do mal. Sua vergonha será superada!
    Irmão as pessoas que estão ao teu lado querendo muitas vezes o seu mal, querendo te derrubar ficarão insensíveis diante do bem realizado por Jesus por que ele quer te salvar e a graça esta batendo em sua porta neste dia! Esteja Atento!
    Veja os fariseus e os mestres da lei, ficaram movidos pelo ódio, procurando uma maneira de eliminar Jesus, quando deveriam das Glórias a Deus por realizar maravilhas em seu favor IRMÃO! Estes tipos de pessoas se fazem presente em nossas vidas por isso eu declaro fiquemos de Prontidão e em oração para não cairmos em tentação. Deus fará você homem e mulher vitoriosos por que você tem a marca de Filho de Deus. Você é de Deus Creia!
    Irmão Deus vai realizar Milagres na sua vida, ele irá te dar a liberdade, e esta liberdade é uma liberdade totalmente associada a Deus Pai: Ele mesmo dirá: Vos garanto que o Filho do homem não pode fazer nada por si só e sim somente o que vê o Pai fazer; o que faz o Pai, faz o Filho (Jo 5,19).
    Irmão leve a vida para aqueles que perderam o sabor, a alegria de viver em Cristo. Salvemos as pessoas, interceda para que o Espirito Santo de Deus opere na vida das pessoas que necessitam do seu amor. Sejamos testemunhas de Deus em qualquer tempo, em qualquer lugar para as pessoas que necessitam do amor misericordioso do Pai.
    Não deixe que nossas obrigações nos prendam, por que se o nosso irmão esta ao nosso lado, precisando de nós, tenhamos forças e coragem para levantar-nos e sairmos do comodismo para levarmos a vida e a esperança para aqueles que precisam encontrar sentido para sua vida!
    Senhor Jesus eu Te Amo eu Te Adoro e Te Desejo por toda a minha Vida Amém

    Deus abençoe você!
    Juninho – Comunidade Nossa Senhora Aparecida (São Paulo).

    ResponderExcluir