.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sede misericordiosos -Claretianos



Quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Santíssimo Nome de Maria (Memória facultativa).
Santos do Dia: Albeu de Emly (bispo), Autônomo da Bitínia (bispo, mártir), Curonoto de Icônio (bispo, mártir), Eanswida de Folkestone (abadessa), Guido de Anderlecht (leigo, sacristão), Hieronides, Leôncio e Companheiros (mártires de Alexandria, no Egito), Macedônio, Teódulo e Taciano (mártires de Mera, na Frígia), Sacerdote de Lião (bispo), Silvino de Verona (bispo)
Primeira leitura: Colossenses 3,12-17
Amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição
Salmo responsorial: Salmo 150, 1-6 (R. 6)
Louve o Senhor tudo o que vive e que respira
Evangelho: Lucas 6, 27-38
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
Estamos diante de uma interpretação positiva do principio da retribuição. Desde o código de Hamurábi e nas leis do Antigo Testamento, se prescrevia a vingança como lei. Essa lei se expressava no famoso dito: “olho por olho dente por dente”. Esta idéia a respeito do direito penal nos parece estranha, porém era uma prática habitual na antiguidade. Jesus reage ante este principio.
Não há mérito em responder aos demais como eles nos tratam. O cristão deve ir mais além. Deve relacionar-se com seu próximo a exemplo do Pai do céu: de forma compassiva. Deus é Pai compassivo e acolhe a todos os seus filhos. Essa é a maneira de comportar-se do seguidor de Jesus. Assim, oferecer a outra face não é expressão de submissão, mas de reconhecimento.

Quando decide vingar-se não reconhece o outro como igual, como pessoa, pois nega sua condição. Somente ao reconhecê-lo entramos em outro nível de relações. – Em muitas de nossas comunidades vemos situações de vingança, de egoísmo, de agir por interesses. Este não é o querer de Deus. Somente quando reconhecemos como irmãos a todos nossos próximos, teremos uma sociedade melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário