.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam - Claretianos


30 de setembro
Segunda-feira, 30 de setembro de 2013
São Jerônimo, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia: Antonino de Placência (mártir), Gregório, o Iluminador (apóstolo da Armênia), Honório de Cantuária (bispo), Leopardo de Roma (mártir), Sofia de Roma (viúva), Vitor e Urso (mártires de Soleure). 
Primeira leitura: 2 Timóteo 3, 14-17.
Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas tem o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus.
Salmo responsorial: 118, 9-14.
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos! 
Evangelho: Mateus 13, 47-52.
Recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
O evangelho nos propõe duas cenas: a disputa entre os discípulos sobre quem seria o maior e o que pode ou não ser feito em nome de Jesus. Há evidencias, nos textos do Novo Testamento, de conflitos existente no interior das comunidades por disputas pelo poder. Não faltou quem quisesse ocupar os primeiros lugares e colocar-se acima dos demais.
Jesus inverte essa tendência. A autoridade não deve ser entendia como domínio, mas como serviço. O tornar-se como uma criança supõe renunciar a segurança que dá o prestigio, para assumir a gratuidade do serviço e da alegria de viver. Quanto à segunda cena, é evidente o desejo por ganhar adeptos.
Não importa em nome de quem sejam feitas as coisas, o importante é o bem que se pode fazer às pessoas. Contudo, a sentença “quem não está contra vós está a vosso favor” foi mal interpretada ao longo da historia do cristianismo e serviu para justificar o injustificável, como nas cruzadas ou na inquisição. O verdadeiramente importante para Jesus não é o poder, mas o serviço aos mais necessitados. O fundamentalismo, a intolerância e o fanatismo são contrários ao projeto de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário