.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Quem é esse homem - Helena Serpa



Ageu 1, 1-8 – “o momento de edificar a casa do Senhor


Hoje, como ontem, a maioria das pessoas tem essa mentalidade: “ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. Muitos estão preocupados somente com a sua vida, com o sucesso, com a sobrevivência, com o amealhar, com o construir para si, com o divertir-se, gozar a vida, satisfazer os desejos da carne.  Poucas pessoas percebem que o tempo urge e que a casa do seu coração está em ruínas, precisando de restauração. A consequência disso tudo é que vivemos em um mundo paganizado onde as coisas que têm mais valor são justamente aquelas que mais ofendem a Deus.   A partir desta leitura nós podemos, então, fazer  uma analogia entre o que o profeta Ageu retrata sobre a necessidade de reedificar o templo do Senhor e o estado do homem que trabalha pelas “coisas que passam” e, por isso, nunca está satisfeito por mais que se esforce.   “Tendes semeado muito e colhido pouco”, “tende-vos alimentado e não vos sentis satisfeitos.” Essa é a conjuntura do coração do homem que não busca a Deus.  A humanidade vive em constante conflito porque procura alimento para a sua fome e bebida para a sua sede nos lugares onde não há pastagem nem água fresca. Para suprir as necessidades da nossa alma precisamos também subir ao monte e buscar o que nos falta e o que sacia o nosso interior. Subir ao monte, portanto, é procurar na oração, no diálogo com Deus, na Sua Palavra o alimento que sacia e a bebida que mata a nossa sede. É na intimidade com o Senhor que oferecemos a “madeira” para edificar a Sua morada no nosso coração.  Sozinhos, porém, nunca iremos a lugar nenhum por mais que nos esforcemos. O  anseio do nosso coração de homem e de mulher só será satisfeito quando no Senhor nós colocarmos  toda a nossa atenção, o nosso afeto e o nosso ideal de vida.  - E você como se sente? Saciado (a) ou faminto (a)? Você tem paz, paciência, alegria? O que está faltando? – O que seria a madeira que você precisa buscar para sentir-se em casa, feliz? – Você também acha que é muito cedo para edificar a casa de Deus no seu coração? - Você tem colhido alguma coisa do trabalho a que você tem dedicado a sua vida? – Ele tem servido só para a sua vida aqui na terra, ou contribui para você ir ao céu também?

Salmo 149 – “O Senhor ama seu povo de verdade”

O amor de Deus por nós que somos o seu povo, nos dá garantia da vitória. Humildes são todos os que reconhecem a bondade do Senhor e, ao mesmo tempo lhe prestam honras e glória. O homem que sai de si mesmo, que se expõe, sem respeito humano, e glorifica o Senhor com danças e cânticos, é alguém que é fiel a sua origem. Viemos do céu, somos filhos do Pai e irmãos de Jesus  Cristo, portanto somos o povo de Deus por Ele amado. A Ele devemos a honra a glória e o poder.  


Evangelho -  Lucas 9, 7-9 – “quem é esse homem?”


Era essa a pergunta que Herodes, perplexo, fazia a respeito de Jesus de quem ele ouvia falar por causa dos milagres e prodígios que aconteciam. O fato é que Herodes, antes, mandara degolar João Batista, e pensava que havia se livrado da acusação que pesava sobre ele. Agora, com certeza, tinha a consciência pesada pelo que fizera, pois ainda não entendera que João Batista era o precursor do Messias e que Jesus, o verdadeiro Salvador, o Filho de Deus, estava vivo e sendo questionado pelos prodígios que realizava. Por isso, admirava-se do que escutava falar sobre Jesus e procurava vê-lo.    Muitas pessoas ainda hoje continuam sem aceitar Jesus como Salvador da humanidade e caminham nesse mundo como se fossem senhores da sua própria existência. Muitas pessoas ainda hoje mandam “degolar” os emissários de Deus para se  livrarem dos impedimentos e poder agir conforme a sua mentalidade. Por isso, a pessoa de Jesus ainda hoje continua a ser questionada pelos que ainda não tiveram com Ele uma experiência de salvação.  Ainda hoje continuam a perguntar: “Quem é esse homem?” Muitos, ainda hoje, escrevem sobre Jesus sem tê-Lo conhecido e fazem suposição sobre a Sua pessoa. Outros, com suas teorias e falsas doutrinas, levam a muitos a acreditarem em utopias e hipóteses vãs.  Para que nós tenhamos convicção sobre quem é Jesus e qual o Seu verdadeiro papel na nossa vida, precisamos conhecê-Lo através do estudo e reflexão da Palavra, ter intimidade com Ele na oração, na adoração e na Eucaristia. Deste modo poderemos apresentá-Lo àqueles que ainda não O conhecem para que também tenham um Encontro com a Salvação.  – O que você fala de Jesus você o diz com conhecimento de causa?  – Você conhece Jesus porque lê muito sobre Ele ou porque encarna a Sua Palavra como uma comida para a Sua alma?  –  Quem é Jesus para você.

Helena Serpa

Um comentário:

  1. Conhecer Jesus, é identificá-lo no rosto desfigurado do irmão que sofre.
    Muitos não sabem nem ler, e o conhece muito bem, através da intimidade com estes irmãos e o apresentam ao outro, com o seu testemunho de amor e solidariedade. Junior Barbosa - Ponte Nova - Mg

    ResponderExcluir