.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? -Claretianos


Sábado, 7 de setembro de 2013
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Alcmundo de Hexham (monge, bispo), Atanásio de Aquiléia (mártir, s.IV), Caríssima de Albi (virgem), Clodoaldo de Paris (abade, s.VI), Estêvão de Châtillon (monge, bispo), Eusíquio de Cesaréia (mártir, s.II), Eustáquio de Flay (abade), Evórcio de Orléans (bispo, s.IV), Facíolo de Poitiers (monge), Grato de Aosta (bispo), Grimônia de Picardy (virgem, mártir), Garibaldi de Dickelvenne (bispo), Gilberto de Hexham (monge, bispo), João de Lodi (monge, bispo de Gubbio, s.XII), João da Nicomédia (mártir), Madalberta de Maubeuge (virgem), Nemório diácono e Companheiros (mártires de Troyes, degolados por ordem de Áquila), Pânfilo de Cápua (bispo), Regina de Autun (virgem, mártir), Sozonte de Pompeiópolis (mártir, s.IV).
Primeira leitura: Colossenses 1,21-23
Deus vos reconciliou para vos apresentar como santos, imaculados.
Salmo responsorial: Salmo 53,3-4.6 e 8 (R. 6a)
Quem me protege e me ampara é meu Deus.
Evangelho: Lucas 6, 1-5
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?
O sábado recordava a obrigação do descanso semanal à imagem do Deus criador. O descanso do sábado era, além de uma prática reigiosa, um sinal que dava identidade cultural ao povo de Israel. Debatia-se sobre o que era permitido ou não durante o descanso sabático. Entre as coisas que não eram permitidas podemos citar: caminhar mais que 50 passos ou recolher algum tipo de colheita.
Era evidente que Jesus e seus discípulos, com sua liberdade, quebravam a lei do sábado. A resposta de Jesus aos fariseus remete a um dos exemplos em que uma necessidade humana biológica está acima de uma lei religiosa.  Davi, no passado, comeu os pães consagrados (1Sm 21,1-6). É claro que Jesus está usando critérios diferentes para interpretar e viver o sábado.
Nossas práticas políticas, sociais, econômicas e religiosas são regidas por leis. É uma maneira que os seres humanos encontramos para viver em sociedade. As leis regulam os comportamentos de um grupo. Contudo, Jesus nos alerta para um perigo: se as leis excluem as pessoas, realmente elas não são queridas por Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário