.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O HOMEM RICO E O POBRE LÁZARO - José Salviano

26º DOMINGO TEMPO COMUM

Evangelho - Lc 16,19-31

29 de Setembro de 2013


Tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro os males;
agora ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.

 ***
  
         Cuidado! O rico que hoje rega sua boca com finos vinhos, poderá um dia na mansão dos mortos, não ter uma gota de água para refrescar a sua língua... CONTINUA



PRIMEIRA LEITURA

            Amós critica, denuncia o uso egoísta dos bens e a insensibilidade dos comerciantes diante dos necessitados, os quais eram explorados para manter o poder econômico dos opressores.
O profeta avisa que Deus não está de acordo com esta situação, pois este sistema de egoísmo, exploração,exclusão e injustiça não faz parte do projeto de Deus para os homens e para o mundo.

            No reino do Norte de Israel, por volta de 762 a.C. Nasce, uma classe dirigente poderosa, cada vez mais rica, que vive no luxo, e que explora os pobres e eram apoiados por juízes corruptos. Por isso, cometem as maiores injustiças contra os pobres, vítimas inocentes e silenciosas de um sistema que gera injustiça, miséria, sofrimento, opressão. É neste contexto que o “profeta da justiça social” vai fazer ouvir a sua denúncia.

SEGUNDA LEITURA

            Na segunda leitura Paulo nos aconselha a sermos pessoas de Deus. Ele nos mostra como deve ser o verdadeiro cristão, o “homem de Deus”: É aquele que ama os irmãos, foge das coisas perversas, e procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado. 
            Tudo isso você e eu estamos fazendo. Certo? Não estamos agindo de forma egoísta, nem prejudicamos o nosso irmão, estamos evitando tudo que nos afasta de Deus, somos justos, piedosos, e estamos alimentando a nossa fé todos os dias com a leitura, a oração e a Eucaristia, e mais. Somos cristão engajados na Igreja, participando das pastorais...  Que mais?

EVANGELHO
           
            O rico que hoje rega sua boca com finos vinhos, poderá um dia na mansão dos mortos, não ter uma gota de água para refrescar a sua língua. Enquanto que o miserável que tenta dormir na calçada, não tem uma gota de água para matar a sua sede, agora está salvo, feliz, pois ele morreu, e os anjos levaram-no para junto de Abraão! Esta é a palavra do Senhor. Escute-a enquanto é tempo.
Hoje devido a má distribuição da renda nacional, uma minoria de 20% da população vive no luxo, na opulência, bem vestidos e com muito dinheiro, jantam fora todas as noites. Enquanto que os Lázaros da sociedade, têm de sobreviver com salários de fome sob a ameaça de serem desempregados.
            Os pobres do tempo do profeta Amós, eram conformados com a sua situação de penúria, vítimas inocentes e silenciosas de um sistema que gerava injustiça, miséria, sofrimento, opressão, não sabiam o que fazer para sair daquela situação.  Hoje, ao contrário, a catequese do mal estampada nas diversas telas, TV. cinema, computador, ensina aos jovens que para comprar o tênis da hora, a roupa de marca e tudo mais que é  anunciado na propaganda, é muito fácil. Pois é só pegar um revolver, e sair por aí arrecadando dinheiro daqueles que têm muito. Assim temos os arrastões aos restaurantes, as invasões de residência, e os demais tipos de assaltos. E não adianta tentar combater essa violência com aparatos eletrônicos de segurança, soldados armados até os dentes, vidros a prova de bala, porteiros eletrônicos,nem mesmo a  prisão dos ladrões.  Pois tudo isso seria atacar a doença social pelo seu efeito, em vez de eliminar a sua causa, que é a má distribuição da renda. Enquanto tivermos uma minoria com muito dinheiro e uma maioria com muito pouco dinheiro e ainda uma mídia mostrando todos os produtos para todos comprarem, a violência não vai acabar, mais sim, pelo contrário, infelizmente vai aumentar. O Papa Francisco explicou isso em outras palavras em seu discurso no Rio de Janeiro em 2013.  

"Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado".
            Geralmente o pobre quando se vê diante de um rico arrogante,  esbanjando otimismo e contando vantagens, a tendência é: Sentir-se um verme, e ficar movido por um grande  sentimento de inveja.
            Quer um conselho? não faça isso! Pelo contrário, tenha pena daquele homem com muito dinheiro porém sem Deus. Ele é rico neste mundo, porém é pobre diante de Deus. Ele junta tesouros na Terra mais não tem nenhum tesouro depositado no banco da Vida Eterna, isto é,  nos Céus.  Ele se apega tanto ao dinheiro e aos bens materiais, justamente porque não tem Deus com ele. 
            Ao contrário, o pobre que não tem nada a se apegar, se apega com Deus diante de seus sofrimentos e necessidades.  O pobre, ao contrário do rico, o pobre que está com Deus, sabe que pode recorrer ao seu infinito poder e a sua infinita misericórdia, quando as coisas ficarem mais pretas do já estão. Isso não quer dizer que nem todo pobre vive na presença de Deus. Não podemos afirmar que só pelo fato de alguém ser pobre já está salvo pois Deus ama os pobres.  Sim, é verdade. Deus ama os pobres, tem preferência por eles, porém, nem todos os pobres são humildes, honestos, e dignos da amizade com o Criador. Infelizmente existem aqueles pobres que se desviaram do caminho da justiça e da paz.
            Desta forma, não é correto afirmar que  todo rico é arrogante , orgulhoso e descrente,  nem todo pobre é humilde, bonzinho, obediente a Deus.  
            Mais Deus em sua infinita bondade, quer a salvação de todos nós, pobres e ricos. Ele enviou o se Filho ao mundo para por em prática o seu Plano de salvação que é para todos, muito embora nem todos o aceitam. E é exatamente aí que reside o grande problema da humanidade!  A recusa do Plano de Deus é a causa de todo o mal no mundo.
            Você reparou que Jesus não fala o nome do homem rico? É porque o homem pobre , Lázaro, para Deus é mais importante! O pobre para Deus é mais importante do que o rico.
                O pobre Lázaro representa os mendigos de hoje, espalhados pelas calçadas da vida... São  também os zumbis da Cracolândia, jovens com cirrose hepática e sérias complicações cardíacas devido ao uso de drogas pesadas.
            O Lázaro da parábola são aqueles que não têm como tomar um banho, que não podem escovar os dentes, nem muito menos se livrar do frio, e esperam ansiosos que alguma alma caridosa lhes mate parte da sua fome com uma migalha de comida...  Enquanto o rico desfruta de todo o conforto sem nem pensar que naquele mesmo momento, há muitos Lázaros passando as maiores agruras por não possuírem absolutamente nada. Portanto, nem espere continuar essa mordomia na outra, vida! Pois depois da morte, é a vez do pobre desfrutar do que não pode aqui nesta vida.
E a advertência de Jesus para nós também é pesada:
“Ai dos que vivem despreocupadamente em Sião... e não se preocupam com a ruína de José!”
            Prezado irmão.  Enquanto é tempo vamos socorrer o nosso irmão. Imaginemo-nos no seu lugar! Se dentro do conforto do nosso lar é difícil suportar a dureza do frio intenso,  imagine aquele pobre coitado lá fora o que deve estar sentindo? Muitos morrem por não aceitar ajuda dos funcionários do abrigo público.
            Vamos lá! amoleça seu coração duro! Sejamos piedosos e caridosos para os nossos pobres e miseráveis irmãos, e assim também o Pai o será para conosco. Vamos dar um pouco do muito que Deus nos deu e assim estaremos construindo um tesouro Céus.
Vai e faça o mesmo.    Bom domingo.
Sinto-me meio na Terra e meio no Céu. Com um pé lá e outro cá. Porém, ainda vivo pela graça de Deus! Obrigado por suas orações!

José Salviano

4 comentários:

  1. O Senhor está no controle e tudo dará certo. Obrigado por suas bonitas homilias que tanto tem me ajudado a preparar as minhas. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Sou Ministro da Palavra e sempre recorro a esse Blog pra fazer as reflexões dominicais.Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosas essas palavras elas nos conforta e nos faz refletir sobre a nossa vida, Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Esse blog é ótimo, sou Ministra da Palavra e estou sempre por aqui lendo as homilias, elas me ajudam muito a entender as mensagens da Bíblia. Parabéns!!!

    ResponderExcluir