.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

“NINGUÉM SUBIU AO CÉU, A NÃO SER ÀQUELE QUE DESCEU DO CÉU...” – Olívia Coutinho


 
 
14 de Setembro 2013
 
Evangelho Jo 3, 13-17
 
Celebramos hoje,  a exaltação da Santa Cruz!
O gesto de exaltar a Cruz, pode parecer contraditório, afinal, como  é possível exaltar um objeto que serviu de tortura  contra Jesus, um inocente? Mas para quem vive verdadeiramente a ressurreição de Jesus, celebrar  a exaltação  da Santa Cruz, é celebrar o amor, é celebrar  a vitória  de Jesus, que é também a nossa vitória!
Para nós cristãos, a Cruz é o maior símbolo de fé, ela é o caminho para nossa salvação!
A cruz não pode ser  vista, como sinal de morte, e sim, como sinal de vida, pois  foi pela cruz que voltamos a vida!Ver  a cruz como sinal de morte, é não viver a ressurreição de Jesus!
A cruz é  a expressão suprema do amor de Deus, do Deus que veio ao nosso encontro, na pessoa de Jesus! Ela nos faz lembrar   o martírio de Jesus, mas a mensagem mais forte que a cruz  nos traz, é a sua vitória!
Todos nós, uns mais outros menos, tememos a cruz, ela nos assusta, nunca estamos preparados para recebê-la, mas não tem como fugir dela, a cruz é  inevitável em nossas vidas!
Se a nossa cruz parecer pesada, ao ponto de não aguentarmos carregá-la, é sinal de que  não estamos caminhando com  Jesus, pois quando  caminhamos com Ele, nossa cruz torna mais leve, pois Jesus nos ajuda a carregá-la!
Cada um de nós tem a sua cruz, a cruz de uns, pode parecer  mais pesada, o que não é pelo seu peso em si, e sim, pela  forma  errada de carregá-la! Devemos abraçar a nossa cruz, nunca arrastá-la, nem ignorá-la, fugindo da realidade.
O evangelho de hoje  nos fala da passagem da morte para vida, das trevas para a luz, do pecado para a graça!
Num diálogo com Nicodemos, Jesus fala da sua crucificação: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”... É o anuncio da entrega de sua vida pelo resgate da humanidade, que não O reconheceu como o Filho de Deus.
Naquele momento, no horizonte próximo de Jesus, estava apenas à cruz, Eles estava consciente de que Ele  seria levantado na cruz, que iria passar por uma morte dolorosa, mas estava ciente de que nesta cruz, se manifestaria a glória do Filho do homem!
A parte central do texto nos fala do amor incondicional de Deus pela humanidade.
A luz esteve presente no mundo e o mundo a rejeitou, mas Deus não desiste, o seu infinito amor, chegou ao extremo de permitir que seu Filho morresse para  nos salvar.
Sabemos que a morte de Jesus não foi da vontade de Deus, sua morte  foi consequência da sua obediência ao Pai, no compromisso de levar adiante, o seu projeto de vida.
Hoje, Jesus provoca-nos a uma tomada de posição: Estar com Ele na cruz em favor da vida, ou estar contra Ele nas trevas em favor da morte.  Podemos escolher em dar a Jesus uma resposta de fé, ou de descrença! A fé e descrença, já contêm o juízo de Deus: salvação, ou condenação.
 É importante conscientizarmos, de que a condenação não vem de Deus, nós é que nos condenamos quando não acolhemos e não colocamos a sua verdade no nosso existir.
 É Jesus quem nos diz: ”Quem crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”...
Crer em Jesus é continuar a sua presença atuante aqui na terra, não crer, é não assumir  o projeto o seu de vida nova, é rejeitar a luz
Contemplemos hoje a cruz de Cristo, trazendo em nós,  as marcas desta Cruz!
Na cruz, Jesus manifestou ao mundo  a grandiosidade do  amor do Pai, hoje,  Ele nos convida a tomarmos  a nossa cruz e segui-Lo!
Meditemos as sete frases  pronunciadas por  Jesus  na cruz:
1 - “PAI, PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM (Lc 23,34). Mensagem do perdão.
2 - “HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.” (Lc 23,43). Mensagem da salvação.  
3 - “MULHER, EIS AI TEU FILHO; FILHO, EIS AI SUA MÃE.” (Jo 19,26-27) Mensagem da família, da entrega.  
4 - “MEU DEUS,  MEU DEUS, PORQUE ME ABANDONASTE? “(Mt 27,46.Mc 15,34). Mensagem da oração, do clamor.
5 - “TENHO SÊDE.” (Jo 19.28). Mensagem da necessidade.
6 -“TUDO  ESTÁ CONSUMADO” (Jo 19.30). Esta Mensagem da vitória, da Obra completada.  
7 -PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO.” (Lc 23,44-48)”. Mensagem da comunhão”.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário