.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Não sabereis o dia nem a hora - Claudinei

23 de Outubro - Quarta - Evangelho - Lc 12, 39-48
       
                             


                No Evangelho de hoje Lucas apresenta para sua comunidade a advertência feita aos religiosos do judaísmo. Toma como exemplo e repassa para os líderes das comunidades o diálogo que Jesus fez com os fariseus e doutores das Leis. Ficais atentos, pois não sabeis nem a hora e nem o dia em que o ladrão poderá adentrar em sua casa. A vigília é uma constante na vida da pessoa. Deve atentar-se para a Palavra para não ficar em situação vexatória diante do Senhor.

                O filho do Homem pode chegar a qualquer momento. Com estas palavras Jesus alerta os fariseus para tomar atitudes e posturas corretas diante do Templo e do povo. Acreditar que tudo pode e tem o poder para castigar os subalternos, pode custar caro se não prevenir a chegada do Criador. Nada ficará as escondidas do Pai. Ele  cobrará tudo pelas ações grosseiras de maus tratos aos subordinados.

                Lucas ao refletir com sua comunidade sobre esta passagem, leva aos líderes a paciência e a preparação contrita naquele que tudo pode e fortalece. Os líderes devem ter em seu coração  a bondade e a sensatez de descortinar o horizonte dos fieis que almejam encontrar o Deus vivo e transformador. Para criar atitudes de acolhimento e espera do salvador os líderes necessitam cativar sempre o amor e a oração comunitária coletiva.

                Os exemplos dos fariseus não podem ser seguidos. Os exemplos farisaicos trituram as possibilidades de aproximar do Senhor. São exemplos que descompromete com o projeto de salvação e com o Reino de Deus. As vicissitudes dos fariseus se auto-prevalecem e não  libertam o povo que tanto precisa de um novo mundo com nova história.

                As exigências são cobradas daqueles que conhecem e são enviados para levar os ensinamentos do Senhor. Porém, não foram cobrados somente dos fariseus e doutores das Leis, nem tão pouco dos líderes da comunidade de Lucas, mas nós somos exigidos e cobrados para prepararmos também o dia da Graça do Senhor. Enquanto conhecedores dos Evangelhos, sabemos que morreremos para o Senhor e que antes da morte devemos ter preparado o caminho. Devemos levar as reflexões para todos os confins da terra e fazê-las ser ouvidas por todos os crentes em Cristo e não-crentes. Não devemos privar da Palavra, escondê-la, apossá-la ou retê-la. Devemos ficar atentos para que o dia em que fomos chamados, possamos estar preparados para estar diante do Senhor.

                Portanto, servimos com amor e retidão a missão de abrir o coração de cada pessoa para atentar-se para Deus e viver no amor fraterno em comunidade. Assim, seremos bons líderes atentos para a chegada de Deus. Que assim seja, amém!

-- 

Claudinei M. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário