.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Interpretar o tempo presente - Helena Serpa


25 de Outubro - Sexta - Evangelho - Lc 12,54-59

Romanos 7, 18-25 - "a luta do bem contra o mal está em nós" 

São Paulo descreve a situação do homem natural que tenta fazer o bem, mas, sozinho, não tem a capacidade de realizá-lo. "Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero". O homem interior se satisfaz com a lei de Deus, no entanto, os seus membros, isto é, a sua carne deseja outra lei que luta contra a razão. Na verdade, nós também podemos comprovar tudo isso. Por mais que nós desejemos, e, às vezes, tentemos, terminamos por sucumbir diante da nossa carne mortal sujeita ao pecado. Em nós existe a lei do bem, mas também a do mal, por isso "quando queremos fazer o bem, é o mal que se nos apresenta". Assim sendo, se continuamos entregues a nós mesmos (as), à vontade da nossa humanidade, se não progredirmos na graça e no conhecimento de Deus, seremos meros instrumentos do pecado, isto é, amigos (as) do Inimigo de Deus. Mesmo que o nosso coração sinta satisfação na lei de Deus, necessitamos de vigilância constante porque os nossos membros são vulneráveis à lei do mal, portanto do pecado. Só Jesus poderá nos livrar do nosso corpo de morte, isto é, da influência do pecado sobre nós. Precisamos, assim como São Paulo, tomar consciência da nossa difícil situação para não baixar a vigilância. Nunca poderemos confiar em nós mesmos (as), isto é, nas nossas boas intenções, porque o inimigo nos ronda dia e noite e tenta nos dar uma rasteira aproveitando-se dos nossos momentos de fraqueza. Não nos basta, apenas, o desejar fazer o bem, mas carecemos da ajuda do Espírito Santo que é o nosso Auxiliador. É Ele quem nos dá a capacidade para que o bem que almejamos se concretize. Assim sendo, nós podemos dar graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. – Você também comprova isso na sua vida? – Quem tem ganho a batalha: o espírito ou a carne, a razão ou a insensatez? – Você sente satisfação na nas coisas de Deus?

Salmo 118 - "Ensinai-me a fazer vossa vontade!"

Procurar fazer o bem é buscar a vontade de Deus para a nossa vida. Assim, poderemos ter bom senso, retidão, sabedoria. A fé nos ensinamentos do Senhor nos direciona para uma vida cheia das graças e do amor do Pai. A lei de Deus meditada e vivida nos faz ser participantes da vida de Deus e a Ele pertencermos. A lei do Senhor é perfeita e traz satisfação para a nossa alma e os Seus mandamentos nos fazem viver para sempre na casa do Pai e nunca estaremos sozinhos (as).

Evangelho - Lucas 12, 54-59 - " Interpretar o tempo presente" "

Jesus nos ensina a dar valor ao tempo presente da nossa vida e nos mostra que as revelações do Pai também se manifestam por meio dos fatos e dos acontecimentos do nosso dia a dia. Assim como nós percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para que possamos praticar a justiça e o amor. Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus para nós, porque representa uma chance que temos para pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra. "Interpretar o tempo presente" é fazer uma reflexão do modo como nós estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos. Nós só temos um tempo para tomar decisão: é o tempo presente. Se não avaliarmos agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é essa, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança no Senhor e procure perceber os sinais que devem ser evidentes. O Espírito Santo quer nos dar a melhor direção e quer fazer de nós homens e mulheres novos, acrisolados e purificados. Confiemos Nele e tudo passará! - O que tem acontecido no mundo no tempo presente? - Você tem percebido os sinais do tempo?- Você tem procurado tempo para meditar sobre a sua existência à Luz de Deus? - Os acontecimentos da sua vida presente têm tido algum significado para você? - Qual é para você a perspectiva do seu futuro em relação ao que você tem vivenciado no tempo presente? - Você sabia que a dor com Jesus, se transforma em amor? 

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário