.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres-Claretianos


Segunda-feira, 2 de setembro de 2013
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Agrícola de Avinhão (bispo), Antolino de Palência (presbítero, mártir), Antonino de Pamia (mártir), Brocardo do Monte Carmelo (carmelita), Carlos de la Calmette (conde de Valfons), Castor de Apt (bispo), Diomedes, Juliano, Filipe, Eutiquiano, Leônidas, Filadelfo e Pentágape (mártires), Elpídio de Lião (bispo), Elpídio da Capadócia (abade), Evódio, Hermógenes e Calista (mártires de Siracusa), Hieu de Tadcaster (virgem), João Maria du Lau (arcebispo de Arles, mártir), Justo de Lião (bispo), Lolano da Escócia (bispo),Luís Barreau de la Touche (monge), Máxima de Roma (mártir), Nonoso de Monte Sorate (abade), Valentino de Estrasburgo (bispo), William de Roskilde (bispo), Zenon, Concórdio e Teodoro (mártires de Nicomédia).
Primeira leitura: 1 Tessalonicenses 4,13-18
Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte.
Salmo responsorial: Salmo 95, 1 e 3-5.11-13 (R. 13b)
O Senhor vem julgar nossa terra.
Evangelho: Lucas 4, 16-30
Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
O inicio de qualquer projeto vem marcado por dificuldades; e o projeto de Jesus não foi diferente. Lucas observa que Jesus inaugura sua pregação com o anuncio da Boa Noticia aos pobres, presos, cegos e oprimidos. Depois de ter sido incompreendido durante sua vida em Nazaré, agora consegue reconhecimento em Cafarnaum e é procurado por seus concidadãos.
Mais ainda, com os exemplos da viúva de Sarepta e de Naaman, o Sírio, Jesus enfatiza que os estrangeiros precedem os judeus, na participação do reino, pois aceitam a sua mensagem desde o inicio da pregação. O projeto do reinado de Deus sofre contradição quando confrontado com os projetos do mundo.
A maior é a existência de pobres, presos, cegos e oprimidos. – Como podemos dizer que somos irmãos, se permitimos que muitos ainda sofram fome, prisão ou exclusão?! A pobreza não é uma circunstancia querida por Deus, mas é o efeito das condições históricas e sociais de nossos povos.
O anuncio do Reino de Deus aos pobres pode ocasionar conflitos, como o que aconteceu com Jesus; podemos também sofrer incompreensões... menos mal que é por causa do Reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário