.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz - Claretianos


Segunda-feira, 23 de setembro de 2013
São Pio de Petralcina, Presbítero (Memória). 
Outros Santos do Dia: André, João, Pedro e Antonio (mártires da África), Constâncio de Ancona (leigo, sacristão), Iraís do Egito (virgem, mártir), Lino (foi o 2o. papa, sucessor imediato de São Pedro, mártir), Pedro Acotanto (monge), Sósio de Campania (mártir), Tecla, Maria, Marta e outra Maria (mártires de Hazza), Xantipa e Polixena (convertidas pelos apóstolos na Espanha).
Primeira leitura: Esdras 1,1-6
Quem, dentre vós todos, pertence ao povo de Deus suba a Jerusalém e construa o Templo do Senhor.
Salmo responsorial: 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3a)
Maravilhas fez conosco o Senhor!
Evangelho: Lucas 8, 16-18
Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.
Hoje temos três sentenças de Jesus. Vistas a partir da perspectiva do Reino de Deus, deixam de ser enigmáticas ou desconexas. A primeira é a da lâmpada. Provavelmente se refere à própria pregação de Jesus. A novidade do anúncio do Reino é como a luz de uma lâmpada que deve ser posicionada publicamente e não ser escondida debaixo de um móvel.
A segunda é a do objeto oculto. Na realidade não há nada que permaneça oculto para sempre. O escondido ou encoberto algum dia chegará à luz do dia. O discurso encaminha-se pela linha da exortação à sinceridade  e  à claridade. Na lógica do Reino as coisas podem começar pequeninas e invisíveis, porém algum dia o que é pequeno e invisível passa a ser visível e chega a ser conhecido.
A terceira, sentença de juízo que a parábola dos talentos nos traz à memoria: é uma maneira de valorizar as habilidades para tornar visível o Reino de Deus. – Quem mais se compromete com o anúncio do Reino, mais valores do Reino obterá para torná-lo visível e esperançoso no meio do  povo. Porém, quem se nega a aceitá-lo, ainda o que julga ter lhe será tirado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário