.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

As discípulas de Jesus-Claretianos


Sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Santos André Kim Taegon, Presbítero, Paulo Chong Hasang e Companheiros, Mártires (Memória). 
Outros Santos do Dia: Agapito I (papa), Cândida de Cartago (virgem, mártir), Dionísio e Privado (mártires), Eustáquio, Teopiste e Agapito (mártires), Fausta e Evilásio (mártires de Cyzique), Felipa e Teodoro (mãe e filho, mártires), Glicério de Milão (bispo), Prisca (mártir).
Primeira leitura: 1 Timóteo 6, 2c-12
Tu que és um homem de Deus, procura a justiça
Salmo responsorial: Salmo 48,6-7.8-10.17-18.19-20 (R. Mt 5,3)
Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos céus.
Evangelho: Lucas 8, 1-3 
As discípulas de Jesus.
Em um breve resumo, o evangelho de Lucas apresenta os discípulos de Jesus como sua equipe de trabalho. É uma equipe itinerante. Percorrem cidades e povos proclamando a chegada do Reino de Deus. A equipe era formada pelos Doze e algumas mulheres que se uniram a eles ao longo da pregação. Algumas dessas mulheres o apoiavam com seus bens, o que mostra a posição social da qual provinham.
Da mesma forma que na ressurreição, Maria Madalena aparece por primeiro na lista das mulheres. Pretendeu-se ver nela a mulher que ia ser apedrejada em João 18, porém Lucas somente menciona que dela foram expulsos sete demônios. O fato é que as mulheres desempenharam um papel muito importante na pregação de Jesus e na Igreja primitiva. Foram colaboradoras dos apóstolos e líderes em suas próprias comunidades. –

Nas nossas comunidades atuais a participação da mulher não é diferente. O papel das mulheres dentro das comunidades é fundamental. São líderes, apoiadoras e animadoras. Muitas vezes marginalizadas por um modelo andocêntrico e machista, mantido a todo custo, as mulheres perseveram e estão à frente de grande parte das comunidades cristãs. Na comunidade de Jesus não existe diferença entre as pessoas, somente diversidade de funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário