.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

“AO VÊ-LA, O SENHOR SENTIU COMPAIXÃO PARA COM ELA...” - Olívia Coutinho

 
Dia 17 de Setembro de 2013 
 
Evangelho Lc 7,11-17  
 
Em todos os lugares por onde  passamos, deparamos com pessoas carregando pesadas cruzes, são nossos irmãos marginalizados, esquecidos às margens do caminho, necessitadas do nosso auxílio.  Mas nós, nem sempre os enxergamos, por estarmos focados somente nos nossos interesses pessoais.   
Só quando experimentamos  uma intimidade maior com Jesus, é que passamos a enxergar o outro!
Assim como a chuva que cai de mansinho, despertando a semente adormecida nas profundezas  da terra  seca, os ensinamentos de Jesus, vão  infiltrando lentamente em nossos corações, às vezes seco, despertando-nos  para a importância da solidariedade entre irmãos!
 Quando absorvemos os ensinamentos de Jesus,  passamos a ter o olhar semelhante ao Dele, a nos inteirar das necessidades dos nossos irmãos.
 É o amor à Jesus, que nos transforma de indiferentes, à atentos a necessidade  do outro! O amor à Jesus  nos move, nos torna sensíveis,  nos aproxima dos que  sofrem!
  O  evangelho de hoje, nos mostra a sensibilidade de Jesus, diante de uma viúva que levava seu único filho para ser sepultado.
Naquela época, a mulher era totalmente dependente do marido, quando  viúva, ficava a mercê do filho mais velho, pois quem herdava os bens deixados pelo marido era o primeiro filho homem e não a esposa, este filho era quem ficava encarregado de prover o seu sustento.
Conhecedor de toda esta situação, Jesus demonstra uma grande compaixão para com àquela viúva, pois Ele sabia, que além da dor de perder o único filho, ela  teria que enfrentar pela frente, sérias dificuldades por não ter quem cuidasse dela.
Fica claro para nós, que a grande preocupação de Jesus, não era com a morte daquele jovem, afinal, para Jesus, a morte não é o fim, a sua preocupação era com a situação daquela viúva dali por diante.
Jesus devolve a vida àquele jovem, não com  o objetivo de que ele  voltasse a usufruir dos prazeres da vida terrena, mas  para ele estar a serviço da vida, isto é, cuidar de sua mãe! O que nos mostra, que o sentido da nossa vida, não se resume em vivermos somente para nós, mas em vivermos uns para os outros!
O relato deste evangelho, nos desperta sobre a importância de termos um olhar sensível, um olhar semelhante  ao olhar de Jesus  que  percebe a necessidade do outro e age em seu favor.
Jesus tinha  um cuidado todo especial para com os pequenos, principalmente com os órfãos e as viúvas que eram, e ainda continuam sendo discriminados por uma sociedade capitalista que só visa lucro, quem não produz é descartado.
O  texto de hoje, chama a nossa atenção para a importância de sermos solidários com as pessoas que sofrem.  Como filhos do mesmo Pai, temos a responsabilidade de cuidar do outro, de ser apoio nos momentos difíceis, como nas perdas de entes queridos.  Tão importante quanto a nossa presença no sepultamente daquele que se vai, é cuidar daqueles que ficam, principalmente quando este que fica, é órfão, ou viúva.
   O que  deve chamar mais a nossa atenção neste episódio, não é  o milagre em si, e sim, o que moveu Jesus a realizar aquele milagre, que foi a sua sensibilidade diante daquele que sofre. Devolvendo a vida ao filho daquela viúva, Jesus devolve a ela a sua dignidade, o seu sustento, poupando-a de ser mais uma vítima dos fariseus, acostumados a explorar as viúvas apoderando-se de tudo que de direito lhe pertencia.
Assim como Jesus compadeceu da viúva de Naim, ele compadece de todos, que hoje  se sentem cansados, aflitos, enfermos , marginalizadas...
Jesus  assume a  dor de cada um de nós, ajudando-nos a carregar as  nossas cruzes.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário