.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Alegria maior - Helena Serpa

05 de Outubro

Baruc 4, 5-12.27-29 – “volta para aquele que te ama!”



O povo de Israel estava cativo e desanimado no exílio da Babilônia, em consequência da sua própria iniquidade, Por isso, o profeta Baruc o conclamava a viver um novo tempo de arrependimento e esperança pela bênção misericordiosa do Senhor. Assim ele dizia: “Animai-vos, meus filhos, e clamai a Deus; ele que vos fez sofrer, há de lembrar-se de vós”; e continuava: “Como por livre vontade vos desviastes de Deus, agora, voltando, buscai-o com zelo dez vezes maior.” Assim também devemos fazer todos nós que vez por outra nos desviamos do caminho de Deus, nos afastamos do convívio com as pessoas que estão em sintonia com as coisas espirituais e, por isso, sofremos as consequências dos nossos atos. O profeta fala em nome da cidade de Jerusalém que ficou deserta quando os seus filhos foram levados ao cativeiro. Hoje, a cidade de Jerusalém, é a Igreja, é a nossa Comunidade, mas é também a nossa alma, que sofre uma grande aflição pelo vazio de Deus. Nós sabemos que quando estamos unidos, quando nos encontramos para louvá-Lo e adorá-Lo, a nossa alma se sente animada e alimentada. Porém, quando nos afastamos da Igreja e da comunidade, quando nos desertamos, somos como fogueira apagada, fria, sem luz e sem calor. O que devemos fazer, então, é “buscar a Deus com zelo dez vezes maior” como nos ensina o profeta. Precisamos ter confiança nas promessas do Senhor que nos diz: “buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração.” É tempo de voltar! É hora de recomeçar! É tempo de conversão e o Senhor nos espera de braços abertos para uma nova chance. Ele nunca irá desistir de nos buscar. – Se, você está atravessando algum período de secura espiritual e está querendo desistir, então essa palavra lhe é muito especial. - Você tem aproveitado bem as chances de reconciliação com Deus e com os irmãos? – Quando você está triste, aflito (a), a quem você procura?- Você acha que pode caminhar sozinho (a) e não necessita da Igreja nem da comunidade?


Salmo 68 – “Nosso Deus atende a prece dos seus pobres”


O pobre na Bíblia é aquele (a) que depende de Deus e a Ele entrega a sua vida, porque reconhece a sua indigência. Por isso, o pobre tem o coração alegre e humilde. Ele sabe que o Senhor tem poder para atender o seu clamor na hora da angústia e cultiva sempre a esperança de dias melhores. O pobre busca o Senhor continuamente e O louva por todas as Suas obras. Quando nós somos dependentes de Deus nós temos morada e alimentos garantidos.

Evangelho – Lucas 10, 17-24 – “alegria maior”

Jesus no Evangelho abre os olhos dos Seus discípulos para que entendessem que a verdadeira alegria consiste em fazer a vontade de Deus. Eles se contentavam e se rejubilavam apenas porque os demônios lhes obedeciam quando falavam em Seu nome. Jesus mostrou-lhes que alegria muito maior é aquela que acontece no céu, quando atendemos ao chamado de Deus para falar em Seu Nome. Para nós, hoje, também é uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu, porque nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos. Como batizados (as), somos enviados (as) por Jesus a pregar o Evangelho a toda criatura, em todo o mundo. Porém, o nosso serviço só dará frutos se também nos sentirmos pequeninos, necessitados da graça de Deus. Assim como exultou no Espírito Santo diante dos Seus discípulos, Jesus também o faz hoje, porque o Pai nos revela as coisas do Seu coração. Só os humildes e pequeninos podem “entender” os mistérios do céu. Só quem conhece o Pai é o Filho e aquele (a) a quem o Filho o quiser revelar, por isso, entreguem-nos às sugestões do Espírito Santo a fim de podermos conhecer o Pai. Somos felizes porque os nossos olhos vêem mais além das aparências e podemos, na reflexão da Palavra de Deus, descobrir os Seus mistérios, os Seus planos para nós e para a humanidade, por nosso intermédio. Ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar: são essas as ações a que somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida. Não percamos tempo: o Senhor tem muito a nos mostrar e também, a nos falar.
- Você é uma pessoa atenta aos mistérios de Deus?- Quando você medita sobre a Palavra de Deus se limita ao que está escrito, ou percebe nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida? – Você confia em que o seu nome também está escrito no céu? - Você tem falado em nome de Deus?



Helena Serpa

Um comentário:

  1. Obrigado Helena pela sua reflexão desta liturgia deste dia ou de todos os dias! Isto me ajuda bastante a entender mais a celebração da palavra e também me ajuda para escolher os cantos da celebração.

    ResponderExcluir