.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de setembro de 2013

A Ovelha Perdida, a da Dracma e a do Filho Pródigo - Professor Isaías da Costa

Professor Isaías da Costa


No evangelho de hoje vemos três parábolas: Ovelha Perdida, a da Dracma e a do Filho Pródigo, apresentadas por Jesus e que tem o objetivo de dar uma resposta aos murmúrios farisaicos. Os fariseus questionavam o fato de Jesus dar preferência ao publicanos e pecadores.
Para entendermos o que Jesus quer dizer não podemos desvincular uma parábola da outra. Nas duas primeiras parábolas Jesus nos mostra a “busca pelo perdido”. O “perdido”, tem muito valor para Jesus, mas para os fariseus isso é desqualificado e insignificante: a ovelha, a pior do rebanho e desobediente; o dracma, um décimo do valor do acervo monetário.
Encontrar a ovelha e levá-la para a casa é função do pastor. E por isso Jesus nos mostra que esta ovelha deve ser conduzida a Ele, pois ele é o caminho.

Agora vamos aprofundar um pouco mais no contexto do filho pródigo. Nesta parábola a ênfase recai sobre o arrependimento, em prejuízo do cumprimento da lei. O “justo”, que cumpre a lei, fica por fora da festa, pois, não “concorda” com “o injusto arrependimento”, inaceitável para ele. Para o filho mais velho não é compreensível acolher alguém com tanto carinho depois de tudo o que fez. O mérito, se houvesse deviria ser dado ao filho mais velho que a todo momento este junto.
Porém, o que vale para o Pai, Deus, não é apenas o cumprimento de tarefas e leis, mas sim uma conversão de coração.

VIVENDO O EVANGELHO

Astuto leitor, essas parábola tornam uma fonte para matarmos nossa sede nos conhecimentos de Jesus. Podemos vivê-las de duas formas: nós aproximarmos de Deus por que ainda estamos perdidos e/ou ajudarmos os que estão perdidos a encontrar Jesus. Tudo irá depender em qual caminhos nos encontramos.
A religião atualmente é vista, por alguns, como uma alienação social, um refúgio dos que não possuem princípio de vida. E infelizmente este coro vem aumentando. Todavia, viver plenamente a religião é não se alienar do mundo, é entendê-lo. Quando vemos que Jesus quer que encontramos a ovelha perdida ele está dizendo a cada um de nós para não nos afastarmos de seu caminho. Encontrar a ovelha e o dracma perdidos é nos reencontrarmos e automaticamente levamos mais pessoas conosco.
Um pensamento que vale ser ressaltado seria a nossa forma de pensar como o filho mais velho. Quantas vezes em nossa comunidade sentimos ciúmes dos que a ela retornam? Quanto vezes em nossas famílias menosprezamos os que estavam a um passo da morte por motivo que eles mesmo provocaram? E talvez esse pensamento foi provocado por nos acharmos melhor do que muitos? Mas será que só porque você cumpre todas as leis e nunca faltou em sua missão você é melhor que os outros? Pense nisso!
Você pode ser melhor do que é. E isso não é coisa de outro mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário