.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A MISERICÓRDIA DIVINA - José Salviano

24º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

Dia 15 de setembro

HAVERÁ MAIS ALEGRIA NO CÉU POR UM PECADOR QUE SE ARREPENDE...


            
            O tema central da liturgia de hoje é a misericórdia.  Na primeira leitura,  Deus atende ao pedido de Moisés  e desiste da decisão de punir o seu povo que havia construído um bezerro de metal fundido, e inclinaram-se em adoração diante dele oferecendo-lhe sacrifícios.

Mas Moisés, intercede pelo seu povo que deixou o Pai de lado  estava indo atrás de ídolos.
Podemos notar que desde tempos antigos, o povo era infiel. A infidelidade não coisa somente daqueles tempos, ma também dos  nossos dias. A leitura deste trecho do Êxodo nos revela um lado interessante de Deus. O seu  lado humano. Ele fica muito chateado com o seu povo. A sua ira é tamanha que ele quer castigá-los severamente. Porém,  Moisés, com quem ele desabafa, suplica-lhe, intercedendo pelo seu povo, pede que abrande a sua ira. Deus atende a Moisés e muda de opinião e decide perdoar o povo, em consideração ao seu servo fiel, (Moisés).
            Quantos ídolos temos hoje sendo adorados pelo povo de Deus!  O celular, o computador, o videogame, o prazer, a embriaguês, as compras no shopping, etc.  Levamos a nossa vida praticando idolatria, e nos esquecemos, ou não sobra nenhum tempo para  adorar o nosso verdadeiro Deus!  O bezerro de metal representa para nós hoje,  o deus do dinheiro, que muita gente acaba idolatrando. Quanta loucura se faz por causa desse ídolo! Muitos arriscam suas próprias vidas por uma mala cheia de dinheiro. Outros arriscam a sua liberdade, e a segurança dos seus familiares, há outros que arriscam o seu emprego, e outras que expõem sua virgindade e seu corpo em troca de dinheiro.

            Na segunda leitura, Paulo diz a Timóteo que Cristo veio para salvar os pecadores, dos quais ele é o primeiro. Ele  que antes blasfemava, perseguia os cristãos novos e insultava,  encontrou  a misericórdia de Deus, porque agia com a ignorância de quem não tinha fé.
            Pela misericórdia divina, Paulo foi transformado de perseguidor dos cristãos, a anunciador do Evangelho de Jesus Cristo a todos quanto ele os visitava.

EVANGELHO:

            No evangelho, Jesus nos apresenta as parábolas: da moeda,  da ovelha perdida, e  do filho pródigo, nas quais Ele demonstra o quanto Deus é misericordioso.

            As ovelhas perdidas representam os jovens que se perderam em caminhos outros, caminhos perigosos, tanto é que volta e meia, vemos os pais enterrando os seus filhos, o que é uma triste realidade dos nossos tempos, pois a lei natural mostra que o certo é que os filhos enterrem os seus pais primeiro.
            A liturgia deste domingo nos destaca a misericórdia de Deus.
            A propósito, como anda a nossa prática da misericórdia na família e na comunidade? A tarefa missionária do  cristão não é semear misericórdia, nem fazer vistas grossas para com as injustiças, como alguns o fazem. Agir com misericórdia é perdoar, acolher, não discriminar nem excluir.  Mas sim, perdoar, esquecer, e recomeçar a vida. O perdoado também deve mudar de atitude, como fez Paulo.
            Caríssimos. Com relação à parábola do filho pródigo, de que lado estamos? Sentimo-nos como o filho mais velho, um bom moço, porém ciumento, invejoso? ou como o filho mais novo, sem juízo, porém arrependido?  Ou ainda, somos como o pai cheio de misericórdia e de compaixão?
            A liturgia de hoje nos leva ainda a refletir sobre como anda a misericórdia na nossa sociedade.
Quanto aos governantes, quais os seus  atos e obras de misericórdia social para com os pobres, de modo a resgatá-los de sua condição de miséria? 
E se estão compensando a miséria desses pobres com bolsas-famílias, ou coisas desse tipo, por exemplo, qual a reação dos adversários políticos? Estão elogiando essa misericórdia ou estão criticando?  Estão afirmando que isso vai deixar o pobre acomodado? Pode crer que estão!
E os candidatos das próximas eleições? Qual é a proposta deles  para solucionar os graves problemas sociais que assolam o  país? Qual é o perfil de suas lideranças? Misericordiosos, ou arrogantes e indiferentes ao sofrimento dos excluídos?
Pensemos agora em uma coisa muito triste que anda acontecendo nas nossas famílias. Como temos administrado dentro de cada um de nós as dimensões de: educador, missionário, de mãe ou de pai?  Você é um missionário, pastor do pequeno rebanho familiar, que cuida e, por isso, protege? Pai e mãe que educam com amor exigente, orientando seus filhos sobre as pedras do caminho, ou, alegando não ter mais o controle sobre os seus filhos, os deixa partir sem rumo para a vida do crime? Ou são pais que se apegam tanto a Deus, que suplicam como o fez Moisés, e também depois  se alegram e acolhem de volta os filhos arrependidos, movidos pela força da graça e da misericórdia de Deus, como na parábola do filho pródigo?
            Por outro lado, é bom lembrar aqui que nunca devemos abusar da misericórdia de Deus.  Certo dia reencontrei um  amigo dos velhos tempos, e ele me contou que havia ficado viúvo, que os filhos estavam todos bem encaminhados, e que ele estava tendo uma aventura muito pecaminosa com uma adolescente... Ao me contar os detalhes daquela relação, eu fiquei estarrecido! Disse a ele: E o inferno? Sabe o que ele me respondeu? Não tem problema! Depois é só confessar... 
            Muito triste! Aquele meu amigo, que na sua juventude era um santo homem, cantava no coro da igreja, comungava semanalmente, rezava e seguia os ensinamentos de Cristo, foi ele que me levou de volta para a vida da Igreja numa fase de minha vida em que eu estava meio desligado,  de uma hora para outra o meu amigo passou a viver segundo a carne, e o pior, na idade avançada, com a desculpa de que havia ficado viúvo.
            Vou procurar esse meu amigo e fazer de tudo para trazê-lo de volta, pois ele é uma ovelha que se perdeu...
            Abusar da misericórdia de Deus, é pecar planejando confessar-se depois. Fazer o mal contando com o perdão de Deus. Desviar do caminho de Deus, dizendo: É só por uns tempos, depois eu volto para Deus...
            Deus em sua infinita misericórdia, com certeza não vai nos ignorar, principalmente se nos arrependemos de verdade. Porém, precisamos evitar atos de abusos da sua misericórdia.
            Como podemos ver, durante a nossa existência, pode acontecer que abandonamos o nosso Deus e fabricamos ídolos e começamos adorá-los...  E as causas dessa debandada da casa do Pai, ou afastamento da presença de Deus, são diversas: Pode ser a idade, alguma decepção ou desgraça que nos acontece, ou pode ser  principalmente a influência dos amigos indiferentes a Deus.  E isso hoje é o que não falta. Principalmente entre os jovens.
Por isso, bendizemos a Jornada Mundial da Juventude, que realizou um excelente trabalho com a fé dos jovens. (Rio de Janeiro 2013).
Prezado irmão, prezada irmã. Se você está atravessando uma faze ruim em sua fé, se construiu um ídolo e o colocou no lugar de Deus, e se em vez da sonhada liberdade o que você conseguiu foi mais infelicidade, não desanime. Confie na misericórdia de Deus, procure um sacerdote e ele vai trazer você de volta para Deus, e garanto que será uma volta definitiva. Certamente você nunca mais vai querer pegar a sua parte da herança e sumir no mundo gastando tudo, principalmente a sua saúde.  Você agora está consciente do amor do Pai, consciente de que LONGE DE DEUS A FELICIDADE É FALSA E ACABA NUM PISCAR DE OLHOS!

Vai e faça o mesmo. Um bom domingo.


José Salviano

9 comentários:

  1. Obrigado......Obrigado.....Obrigado! Seja feliz. Que a paz de Jesus esteja sempre contigo.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS POR ESTAS MARAVILHOSAS PALAVRAS, E ESTE MARAVILHOSO SITE. QUE DEUS VOS ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue te iluminando!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, pela partilha. Será de grande utilidade, pois sou ministra da Palavra em minha comunidade e, durante essa semana estou estudando, refletindo as leituras de domingo próximo.
    Fique com Deus!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigado por estas lindas palavras ditas com amor, que Deus te ilumine. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por estas lindas palavras ditas com amor, sou ministra e me ajudaram muito, que Deus te ilumine. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa reflexão. continue produzindo.

    Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela partilha da palavra, muito me ajuda para melhor entender o que diz Jesus através da escritura. Que Deus te abençoe e ilumine sempre

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de agradecer as enriquecedoras palavras partilhadas com sabedoria e humildade. Elas possibilitaram inspirar-me louvores e reflexões para levar aos meus irmãos nesta manhã de domingo, com a celebração da palavra.
    Um fraterno abraço. Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir