.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A caridade é o que deve prevalecer - Helena Serpa


01/10/13 - 3ª. feira XXVI semana comum – Santa Terezinha – Zacarias 8, 20-23 – “testemunhas da presença do Senhor” Povos de muitas nações e línguas poderão seguir as pegadas daqueles que são testemunhas da presença de Deus na sua vida. Esta é a nossa certeza diante da profecia de Zacarias que prognostica os planos de Deus para a humanidade. A Palavra de Deus se atualiza a cada dia da nossa vida e em cada acontecimento da nossa caminhada espiritual e humana. Toda Palavra é eficaz e serve de bússola para nós. Por isso, fazendo uma analogia desta mensagem para a nossa caminhada, nós podemos perceber que por meio do nosso testemunho de vida, da nossa participação na Igreja, da coerência nas nossas atitudes, também podemos atrair para Deus as pessoas que vivem o vazio existencial, oprimidas pelas instabilidades próprias da vida aqui na terra. Somos hoje os homens da casa de Judá, descendentes de Abraão e de Jacó e gozamos da intimidade com Deus. Com efeito, quando oramos na Sua presença e, por isso, temos a nossa vida renovada, despertamos nas outras pessoas o desejo de também conhecê-Lo e ter com Ele um encontro pessoal. Fazemos a diferença no mundo o qual vive apenas a dimensão material e coloca a sua confiança no prazer, no poder e no possuir. A nossa evangelização acontece em cada momento que transmitimos a todos, que o Senhor está muito próximo e cuida de cada um de nós com carinho de mãe. – Você também ora na presença do Senhor? – O seu testemunho de vida tem atraído as pessoas para Deus? – Como você tem provado ao mundo que o Senhor está muito perto? – Você é uma pessoa que cultiva a alegria e a esperança no Senhor? 

Salmo 86 – “Nós temos ouvido que Deus está convosco” O salmista anuncia que o Senhor ama a cidade que fundou. Somos povo de Deus, criado por Ele, somos a cidade que o Senhor ama e da qual se dizem coisas gloriosas. Precisamos nos sentir pertencentes a Deus e ter convicção de que não estamos mais na Babilônia, cidade do pecado e da escravidão. O nosso nome está escrito no Livro de Deus, por essa razão nós também cantamos e dançamos alegremente mostrando ao mundo que o Senhor está conosco. 

Evangelho – Lucas 9, 51-56 – “a caridade é o que deve prevalecer” Jesus tomou a firme decisão de dirigir-se à cidade de Jerusalém e tinha consciência plena de que era lá que se cumpriria o desígnio de Sua Missão de Salvador da humanidade. Ele sabia que estava se aproximando a hora em que iria se concretizar o plano de Deus para a redenção de todos os povos, visto que Jerusalém era o lugar onde se localizava o templo e onde os profetas prediziam que o Cordeiro de Deus seria sacrificado. Os discípulos, que acompanhavam Jesus, ainda não compreendiam como seria o desfecho daquela peregrinação. Eles não alcançavam que Jesus viera congregar todos os povos e promover a unidade do Amor de Deus no vínculo da paz. Diante da recusa dos samaritanos em acolherem Jesus eles quiseram mostrar força e poder valendo-se dos dons que Ele possuía. No entanto, o pensamento de Jesus era completamente diferente do que o mundo pregava e a Sua justiça era diversa do que imaginavam os Seus discípulos. Por isso, Jesus repreendeu aos discípulos que pretendiam pedir fogo do céu para destruir os samaritanos, seus inimigos, mostrando que a caridade deve prevalecer em todas as nossas ações. Mais uma vez Jesus mostrou que Deus não quer exterminar ninguém e não se compraz em liquidar com as pessoas. Mesmo tendo todo o poder Jesus sabia ter bom senso e mudou a sua rota evitando assim o confronto com os samaritanos. Que isto nos sirva de referencial para a nossa vida quando nos depararmos com as pessoas que não nos aceitam ou recusam a nossa companhia. Passar adiante evitando o confronto é o melhor que nós podemos fazer. Muitas vezes, nós fazemos justamente o contrário, queremos medir forças, dar o troco e assim só fazemos piorar a situação. – Qual a lição que você tira para a sua vida? – Você é uma pessoa vingativa que quer dar o troco seja de que jeito for? – Você aceita perder numa discussão, num jogo, numa competição? - Você, é daquelas pessoas que evitam os conflitos ou dão tudo por uma confusão? - Você gosta de se aproveitar de situações que o (a) privilegiamHelena Serpa, Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

2 comentários:

  1. Valeu D. Helena ! ... Pelas suas palavras..

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu comentario realmente precisamos agir diferente.Grata

    ResponderExcluir