.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

“ A VIDA DO HOMEM NÃO CONSISTE NA ABUNDÂNCIA DE BENS.” – Olívia Coutinho


XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 04 de Agosto de 2013

Evangelho de Lc 12,13-21

Estamos no mês de Agosto, o mês  vocacional, um tempo  que nos convida à refletirmos sobre a  importância de  descobrirmos qual o nosso compromisso com a Igreja e com a sociedade! Temos uma missão a cumprir, e esta missão, parte do nosso compromisso primeiro: o compromisso com a vida!
Jesus tem uma proposta de vida nova para cada um de nós, proposta esta, que chega até a nós, em meio a tantos adversários do projeto de Deus, um projeto de amor, que  tem como prioridade o “ser” e não o “ter”.
A todo instante, Jesus nos convida a mudar o rumo da nossa história, a trilhar um caminho novo, a abrir mão dos nossos apegos para adquirirmos um tesouro no céu.  A vida de quem aceita este  convite, aderindo a  proposta inovadora de Jesus,  se  transforma numa  verdadeira fonte de vida no mundo!
Quem busca a verdade que é Jesus, encontra vida e se torna vida  na  vida do outro!
Jesus é a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai! Depositar a nossa segurança Nele, é a certeza de recebermos um dia como herança, o único bem que não perece, o bem  maior: a Vida eterna.  Vida, que não será  interrompida com a nossa morte física!  Vida, que já podemos experimentá-la aqui na terra, quando fazemos do nosso ser, uma oferta de amor que se concretiza em partilha! A vida partilhada se converge  em mais vida para todos, aí está o milagre da partilha!
No evangelho de hoje, Jesus  nos alerta sobre o perigo da riqueza! A  riqueza nos cega,  torna-nos prisioneiros de nós mesmos, reféns dos bens da terra, bens, que quando não partilhados, torna-se  num grande abismo que nos impede de chegar ao Pai!
O texto nos diz, que alguém no meio da multidão, pede à Jesus para intervir numa questão relacionada a uma herança. Jesus não intervém, mas aproveita aquela oportunidade para passar um grande ensinamento:”Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens. E Jesus cita ainda  o exemplo de um homem  rico, que gastou sua vida  acumulando bens, e com isto não  construiu aqui na terra, a  sua morada no céu!
Com estas palavras, Jesus nos adverte sobre o perigo  que corremos quando depositamos a nossa segurança nos bens da terra!
O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna egoístas, fechados no nosso eu, o que nos  distancia dos verdadeiros valores: os bens eternos!
Na parábola que nos é apresentada, confronta-se a lógica de Deus  e a lógica humana; a lógica humana, é guardar, acumular, ter sempre mais, enquanto  que a lógica de Deus é deixar-se,  é abandonar-se  é desprender-se, é esvaziar-se, é dar-se...
 Os ensinamentos  que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente  para  muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é,  que deixa-se levar  por atitudes egoísticas.
 O valor da vida não está naquilo  que se tem, e sim, naquilo que se é!
A nossa  plenitude, não se conquista pelo o que temos, e sim, pelo o que somos!
É  no mais   profundo  do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor de Deus: nossa maior herança!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário