.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 17 de agosto de 2013

“Um Reino do Céu, mas que está na terra...” Diac. José da Cruz

SEGUNDA FEIRA DA 19ª SEMANA DO TC  13/08/2013
1ª Leitura Dt 10, 12-22
Salmo 147(147b),12 a “Louva, ó Jerusalém, o Senhor louva o teu Deus, ó Sião”
Evangelho Mateus 17,22-27
                                                “Um Reino do Céu, mas que está na terra...” Diac. José da Cruz
Difícil entender esta verdade do Reino de Deus, que é do Céu, mas que está assentado na terra, no meio dos homens, entretanto há uma lógica muito simples: se Jesus se encarnou em nosso meio, assumindo totalmente a nossa frágil natureza humana, com o Reino acontece  a mesma coisa, e Jesus é o Reino.
O Reino não é da terra, Jesus disse isso diante do Governador Pôncio Pilatos, no seu processo de julgamento “O Meu Reino não é deste mundo”, e nos versículos iniciais deste evangelho ele anuncia, enquanto caminhavam pela Galiléia que o Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos homens.Eles irão matá-lo mas ao terceiro dia ressuscitará”.E diante dessa revelação, os discípulos ficam aflitos. Por que?
Eles imaginavam um reino terreno, com vitórias e glórias sobre os maus, e o Messias um Libertador Político e cheio de poder como Moisés e depois o grande Rei Davi, ficam aflitos porque descobrem que o Reino que Jesus anuncia, não acontece nos moldes dos reinos humanos, não terá inicialmente glória e vitória, mas sim fracasso, sofrimento e morte, daquele Messias que eles seguiam.
Entretanto, no episódio a seguir, mostra como Jesus é fiel á natureza humana, e não um alienado e fanático religioso. Pedro não quer saber de confusão e informa ao cobrador de impostos que Jesus paga em dia seus impostos. Mas em casa Jesus lhe garante que não está atrelado a nenhuma instituição humana, sua Filiação Divina o faz Poderoso e todas as coisas, inclusive as instituições humanas, estão sob seu poder e domínio. Isso é, Jesus não é estrangeiro mas Filho de Deus, tendo portanto todas as prerrogativas Divinas.
Por isso mesmo vai disponibilizar o recurso para o imposto, tanto para ele como para Pedro, de uma forma inusitada . Vai ao mar e lança o anzol, o primeiro peixe que pegares, abrirás a sua boca e encontrarás um estater. Toma-o e dá-o, por mim e por ti”. O fato mostra o domínio completo de Deus, presente em Jesus, sobre todas as coisas. Entretanto, aquele que tem sob si todas as coisas, se submete á natureza humana, tão limitada e frágil.
Nossas comunidades devem vivenciar esta verdade, da presença real porém invisível, de um reino que é do Céu, mas que nem por isso nos aliena, ao contrário, nos compromete a usar a força da Fé que transforma, até que um dia o Reino se torna visível e o Senhor reine para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário