.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Espírito do Senhor está sobre mim - José Salviano


02 de Setembro
Evangelho - Lc 4,16-30


Estando Jesus na sinagoga, Ele foi escolhido para fazer a leitura, a qual não foi outra senão um trecho do livro do profeta Isaías que dizia: "O Espírito do Senhor está sobre mim e Ele me consagrou para enviar a boa nova aos pobres, para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor!"  Às palavras ditas pelo profeta muito tempo antes da chegada de Jesus eram repetidas agora pelo Messias que as complementa, dizendo aos presentes: "Tudo o que acabo de dizer, acaba de ser cumprido."
Este, na  verdade, foi o primeiro milagre realizado por Jesus Cristo. Como aquele texto foi escolhido? Resposta: pela graça de Deus, pois o seu espírito conduzia as ações de seu Filho Amado.
Uma vez tive uma dor insuportável na boca do estômago. Saí da escola onde lecionava e fui imediatamente ao Pronto Socorro. Ao ser atendido, uma jovem médica não sabendo me explicar a origem da dor, disse que iria me encaminhar para a endoscopia. Reagi negativamente e fui para casa. Abri o livro de medicina homeopática lá pelo meio aproximadamente, e foi exatamente na página que estava escrito: Cálculo biliar. Ali estava em detalhes todos os sintomas que eu acabara de sentir, e os seus respectivos remédios. Esse foi um dos milagres que já me aconteceram.
Com aquele gesto, Jesus se revelou  àqueles que o viram crescer e que conhecia a sua história.  E os surpreende!  Talvez muitos já tivessem ouvido histórias sobre o filho de José e Maria que era anunciado como o Messias, mas, certamente, não imaginariam que Ele fosse capaz de se anunciar dessa forma – era quase que uma audácia que não poderia ser tolerada pelos líderes judaicos.
As palavras do profeta anunciaram a missão que Jesus teria de  cumprir a partir daquele momento: recuperar as  vistas dos cegos,libertar os presos, fazer justiça aos oprimidos e, sobretudo, proclamar o Plano de Deus para a salvação de todos.  Este foi o primeiro anúncio da presença do Filho de Deus entre nós!
A comunidade de Nazaré não o receberia com alegria – ao contrário, tentou expulsá-lo.  Mas, Jesus continuou o seu caminho e essas palavras ditas em um tempo tão distante, ainda hoje ecoam e devem ser continuamente lembradas por nós: acaba-se de ser cumprida a profecia – o Espírito do Senhor está entre nós e é hora de endireitar os nossos caminhos, é hora de conversão para merecermos as promessas e a graça do Pai!
Convertei-vos e acredite nas escrituras!

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário