.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 4 de agosto de 2013

Jesus apresenta uma situação narrada no livro de Oséias -Alexandre Soledade


Bom dia!
Lembro-me de uma das leituras de uns domingos atrás onde o profeta clamava a Deus que fizesse justiça sobre os maus e outra em que Mateus dizia claramente que Jesus separaria o Joio do trigo. O Senhor demonstrava a vontade de não se cometer a injustiça àqueles que por ventura eram infiéis sem dá-los a chance ou oportunidade de mudar. Em outro momento também me recordo à insistência de Marta em mudar a atitude passiva e contemplatória de Maria aos pés de Jesus para ouvi-lo. E o que tem haver esses casos com o evangelho de hoje?
Não eram dez leprosos ou apenas um jovem possesso e sim cinco mil pessoas boas que fizeram a escolha de ficar ali e contemplar Jesus. Como fora respondido a Marta naquela situação, Jesus mais uma vez não permite que a melhor parte lhe sejam retiradas.
“(…) Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada“. (Lucas 10, 41-42)
Jesus poucas vezes foi bem recebido em meio aos seus e é nítido que Ele esta entre eles, pois ao pegar o pão, render graças, demonstra que aqueles que o cercavam conheciam o Deus dos Judeus.
Quando digo “pessoas boas” é por que no fundo creio que existe algo de bom no gesto daquelas pessoas ao ponto que querer ficar e ouvir um pouco mais. Sim, talvez pudessem estar motivadas, como muitos, em ver milagres e presenciar prodígios, mas por que estariam sujeitas a passar fome e frio apenas por algo que pudesse, de repente, não vir a acontecer?
O autor desse evangelho não demonstra em momento nenhum estar surpreso com a atitude das pessoas. Ele narra o fato, mas não estranha a vontade das pessoas em ali permanecer. É justamente o autor desse evangelho que narrou alguns capítulos para trás, a história ou parábola de um homem que encontrou um tesouro e que vende tudo para comprar o terreno.
Mateus parece compreender que o fato novamente se repete. Cinco mil pessoas resolvem esquecer por um instante de suas vidas, por um pouco mais de atenção, de paz, de sossego, (…), pois parecem ter encontrado uma pérola preciosa.
Muita gente (ou uma pessoa apenas), pode em certo momento da vida, passar por tribulações e situações de desassossego que as deixem desorientadas, desestabilizadas, confusas, (…); Nessas horas não importa mais o frio, a fome, o que visto, o que tenho, pois o único sentimento que virá a curar esse coração machucado é a paz.
A paz é um sentimento que surge do coração que se prostra para ouvir e que abdica do que é passageiro e às vezes do conforto por algo ainda maior. Engraçado, mais uma vez Jesus apresenta uma situação narrada no livro de Oséias
“(…) Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração” (Oséias 2,16)
Algumas pessoas passam a vida inteira procurando algo que de fato sempre esteve embaixo dos seus narizes. Não percebem porque sofrem ou por que não receberam a devida atenção nossa, mas quanto a isso não tenho dúvidas: uma hora vão passear no deserto também. Verão milagres, verão prodígios, mas não por isso que ficarão aos pés dele.
Um imenso abraço fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário