.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 3 de agosto de 2013

Herodes mandou cortar a cabeça de João -Claretianos



03 de Agosto
Sábado, 3 de agosto de 2013
17ª Semana do Tempo Comum
Outros Santos do Dia: Basílio, o Bem-aventurado (mártir), Boetário de Chartres (bispo), Estêvão I (papa, mártir), Eteldrita de Croyland (virgem), Máximo de Pádua (bispo), Pedro de Osma (monge, bispo), Plegmundo de Cantuária (monge, bispo), Rutílio da África (mártir), Teódota e seus três filhos: Evódio, Hermógenes e Calista (mártires), Tomás Hales de Dover (monge, mártir). 
Primeira leituraLevítico 25,1.8-17
Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 
Salmo responsorialSalmo 66, 2-3.5.7-8 (R. 4)
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem. 
Evangelho
Mateus 14, 1-12 
Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os discípulos e foram contar tudo a Jesus.
Felipe era um dos quatro governadores da Palestina. Sua esposa Herodíades o abandonou para viver com seu irmão, Herodes Antipas. A voz de João Batista acusou repetidas vezes o adultério. Herodíades não pedeu a chance de pedir a cabeça do profeta. O adultério de Herodes simboliza o adultério de Israel para com Deus.
A instigação de Herodíades é igual à que exerceram as autoridades religiosas para acusar Jesus ante Pilatos. E a morte de João antecipa à de Jesus nas mãos das autoridades religiosas e políticas de Roma e Israel. É fácil cedermos às pressões para realizarmos algo que não é correto. Que nunca atuemos mal apenas para “ficar bem”. Façamos o correto, sem nos importarmos com o quando seja vergonhoso ou doloroso, ainda que nos custe a vida.
Somos chamados a sermos profetas pelo nosso batismo. Anunciemos o projeto de Jesus, mas também denunciemos todas as situações que se afastam desse caminho. João, como homem fiel, não usou da mentira para dizer a verdade; ninguém pode calar suas denúncias contra tudo aquilo que viola a ética da vida e justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário