.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE! - Olívia Coutinho


ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA.

18 de Agosto de 2013

Evangelho Lc 1, 39-56

Com muita alegria, celebramos hoje, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora!
É importante não confundirmos assunção com ascensão. A assunção, é  de Nossa Senhora, vem nos falar, que ela foi levada ao céu, não subiu por si mesma e sim, pelo poder de  Deus!  Enquanto que a ascensão, é de Nosso Senhor, vem nos falar da sua  subida ao céu, Ele sim, sendo o próprio Deus, subiu ao céu  pelo seu próprio poder!
 A festa de hoje, nos convida a refletir, sobre o sentido da  nossa vida, o para “quê” viemos ao mundo e como devemos conduzir a nossa vida. Maria, com o seu testemunho, nos ensina, que só alcançaremos a nossa realização plena, se nos deixarmos conduzir,  pela  vontade de Deus!  
Maria foi puro amor e doação, ela se entregou por inteira à serviço do Reino de  Deus,  abrindo mão de todos os  seus projetos pessoais, para viver  o projeto de Deus, que tem como fundamento o amor!
 A solenidade deste domingo, nos apresenta  Maria como  modelo de vida cristã, um modelo a ser seguido por todos nós! Nossa vida, se pautada no  exemplo desta grande mulher, com certeza, será uma vida fecunda!
  Deus cativou Maria e ela se deixou cativar por Ele, se entregando por  inteira à seu serviço!
Assim que recebeu do Anjo, o anuncio de que ela seria  a mãe de Jesus, Maria ficou sabendo  também da gravidez de sua prima Isabel. Movida pelo o amor ao próximo, ela não hesitou, se pôs à caminho, indo ao auxílio de Isabel, que certamente necessitaria de maiores cuidados devido a sua idade avançada. Com este gesto abnegado de amor e entrega, Maria  nos dá um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor é mais do que sentimento, mais do que palavras: o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades.
 Subindo  montanhas, levando Jesus no seu ventre, Maria tornou-se a primeira pessoa a  levar Jesus ao outro, ou seja, a primeira discípula de Jesus!
 O evangelho de hoje, narra  dois encontros marcantes, o encontro de duas mães: Maria e Isabel,  uma se alegrando  com a alegria da outra, e juntas agradecendo  a Deus pelo dom da fecundidade, mostrando-nos  que o poder de Deus é infinito! Neste encontro de mães, acontece também o encontro de duas crianças, que estavam sendo gestadas no ventre destas duas  mulheres distintas, um encontro invisível, porém sentido!  No ventre da jovenzinha de Nazaré, crescia Jesus, àquele que seria O Salvador do mundo. E no ventre, antes estéril de Isabel, crescia João Batista, àquele que  seria  o grande profeta, o precursor que iria preparar o caminho para a entrada de Jesus na historia da salvação.
Ao se entregar totalmente à serviço de Deus, Maria participou da historia da libertação da humanidade, enfrentando todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado de dor, Maria  manteve-se de pé, aos pés da cruz.
Maria é a voz que grita na defesa dos pobres, de todos aqueles que buscam nela, força e coragem  para lutar e vencer os “poderosos!”
No canto do magnificat, o coração de Maria manifesta de modo transbordante a sua gratidão  pela  imensidão de maravilhas que Deus  realizou em sua vida!  Realizações, que Ela reconhecia não serem  somente em seu  favor, mas em favor de toda humanidade, uma vez que, pelo seu Filho Jesus, a salvação entrou na humanidade! 
Maria nos ensina que as maravilhas que Deus realiza em nós, é em favor  de todos! 
O MAGNIFICAT é um canto de amor e de humildade, em que Maria reconhece o poder, a majestade do Senhor e se submete humildemente à sua vontade, proclamando-se bem aventurada.
Com Maria aprendemos que a humildade nos aproxima da perfeição e que ao dizermos "sim" a Deus, Ele nos  transforma em “grandes”  mesmo na nossa pequinês!
 Podemos também, assim como Maria, louvar a Deus, dizendo: A minha alma engrandece o Senhor, porque olhou para a humildade de seu servo ( a)  “ O Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor...”
O canto  de Maria, diante do Seu Senhor, ecoa no coração de cada um de nós, nele está expresso  a confiança total no Deus misericordioso!
Que nossos corações estejam sempre iluminados com a luz da bondade que iluminou o coração de Maria, a grande defensora dos pobres e sofredores.

Estimado Leitor (a): Agradeço do fundo do meu coração, a todos vocês, que dispõe do seu precioso tempo na leitura destas minhas reflexões, em especial, aos que deixam seus comentários, os quais  me incentivam a continuar nesta caminhada missionária.

QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS: Olívia Coutinho 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! 


8 comentários:

  1. Deus os abençoe sempre, os conserve firmes na fé, os ilumine de sabedoria e discernimento da palavra para se ajudarem e ajudar os irmãos também. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olívia, és uma pessoa iluminada... sinto isso através das suas reflexões baseada nos textos bíblicos, as quais gosto muito de ler pois servem como um ponto de partida para minhas reflexões junto a minha comunidade. Que Deus te abençoe e ilumine sempre...

    ResponderExcluir
  3. Gostei da reflexão,que o Senhor Deus todo poderoso te abençoe hoje e sempre.amém.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de sua reflexão me ajuda muito nas preparação das missas dominical.Deus te abençoe muito sempre.

    ResponderExcluir
  5. Querida, você nem sabe o quanto nos ajuda, iluminando nossos pensamentos através dessas reflexões. Obrigada a vocês, e que Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  6. Deus continue sempre te iluminando, gosto muito de suas reflexões, me ajudam muito nas minhas preparações, tem muito conteúdo.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso seu comentário,continue assim sempre serva de DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Olivia você é espetacular,dá pra perceber como Deus te usa com essas reflexões riquissímas.Obrigada me espelho em você para fazer as celebrações da minha comunidade.Que Jesus te abençõe.Amém?

    ResponderExcluir