.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A caridade que gera frutos bons - Helena Serpa

27/08/13 - 3ª. feira XXI semana comum

– 1 Tessalonicenses 2, 1-8 – “o que é evangelizar?”

São Paulo nos aponta um caminho seguro para que possamos agradar a Deus quando nos dispomos a evangelizar: não procurar elogios humanos usando palavras de bajulação nem tampouco proceder movido pela ganância buscando proveito próprio. Evangelizar é anunciar ao mundo a pessoa de Jesus Cristo com o intuito de atrair aqueles (as) que ainda não O conheçam para que tenham acesso ao plano de Amor que o Pai destinou para a humanidade. Entretanto, em virtude da nossa fragilidade humana, muitas vezes confundimos a nossa incumbência e, ao invés de testemunhar Jesus
acabamos por nos promover e angariar para nós o galardão da vitória. Em outras vezes, mesmo que estejamos falando em Nome de Deus, com medo de desagradar a alguém, não somos coerentes com os Seus ensinamentos .
Neste caso, então, a nossa pregação estará se baseando no erro e no equívoco. Não podemos usar o espaço que nos é concedido na edificação do reino de Deus para que os nossos interesses pessoais sejam correspondidos, pois o Senhor examina os nossos corações. Talvez seja por isso, que a nossa pregação não esteja sendo eficaz e não haja muitas conversões no meio de nós. Precisamos fazer uma auto reflexão para saber qual é a intenção do nosso coração quando aceitamos servir a Deus na pregação da Sua Palavra. São Paulo nos dá testemunho de como, em meio a grandes lutas, Ele anunciava o Evangelho de Cristo, com ternura, amor, afeição, coragem e destemor colocando à disposição até a sua própria vida. Portanto, não nos basta evangelizar, mas fazê-lo com coerência de vida e de coração contrito. – Você gosta de falar em Nome de Jesus? – Qual tem sido a sua real intenção ao fazê-lo? – Você tem ensinado alguma coisa contrária à Lei de Deus somente para agradar as pessoas? – Você busca elogios pela sua pregação?Salmo 138 – “Senhor, vós me sondais e conheceis!”

O salmo é um verdadeiro reconhecimento da nossa alma à presença de Deus que nos conhece por inteiro. É uma constatação de que em todos os momentos somos examinados por Deus, não para nos amedrontar, mas sim para nos auxiliar na caminhada. Ter a consciência de que o Senhor nos conhece e sabe de tudo a nosso respeito é motivo de grande alegria, pois nunca nos sentiremos abandonados. Ore com este salmo e sinta a presença amorosa de Deus no seu coração.

Evangelho – Mateus 23, 23-26 – a caridade que gera frutos bons”

O Espírito Santo penetra nos nossos corações e com muita sabedoria e propriedade denuncia o que há de oculto por debaixo das aparências das nossas ações. Deus sonda o nosso coração e conhece o que há de mais escondido dentro de nós por isso, podemos enganar a todos, mas não O enganamos. Jesus hoje pode também nos chamar de “hipócritas”, se estivermos nos enaltecemos em vista das nossas “boas ações”. Da mesma forma como os antigos, podemos estar pagando o dízimo de todas as nossas
receitas e até promovendo o bem comum, no entanto, ao mesmo tempo, podemos estar agindo como guias cegos, se as nossas atitudes não conseguirem edificar as pessoas a quem ajudamos. A nossa caridade, nesse caso, não gerará frutos bons. Quando praticamos o bem apenas com o intuito de aparecer e chamar a atenção nós desprezamos os ensinamentos mais importantes que Jesus veio nos trazer que são a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Muitas vezes nós aproveitamos os momentos em que todos tomam conhecimento das nossas boas obras para fazer campanhas que têm como objetivo somente a nossa promoção pessoal.
Podemos ter aparência de pessoas boas e, exteriormente, sermos irrepreensíveis, todavia o nosso interior está cheio de maldade. Jesus nos adverte enquanto é tempo: “limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”. A justiça, a misericórdia e a fidelidade, portanto, se traduzem pelos nossos atos concretos de amor.
Somos chamados a dar o dízimo e a fazer o bem, mas tudo isto, com um único intuito de TUDO FAZER POR AMOR! – Com que finalidade você tem contribuído com o dízimo? – Você acha que Deus está vendo as suas ações de caridade? – Você tem sido fiel, justo (a) e misericordioso (a) com as pessoas com quem você convive? – Você faz alguma coisa para aparecer?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário:

Postar um comentário