.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de julho de 2013

“Vinde a mim”-Helena Serpa

18 de Julho
Postado por JOSÉ MARIA MELO


– Êxodo 3, 13-20 – “ Moisés ouviu a voz do Senhor”

Deus ouviu o clamor do Seu povo e convocou Moisés para salvá-lo da escravidão do Egito. Em princípio reticente e sem entender muito o chamado de Deus, Moisés finalmente acolhe a voz do Senhor do meio da sarça e lhe responde: “sim, eu irei”. Em seguida, o Senhor lhe dá todas as instruções, antecipando até, o que iria acontecer, preparando-o, assim, para enfrentar os desafios diante do faraó. Podemos imaginar quantas vezes o Senhor também se apresenta diante de nós, na nossa oração ou nos momentos em que silenciamos os nossos pensamentos humanos e nos inspira a ir em busca de alguém que necessita de ajuda. Às vezes, o povo escravo do Egito pode ser alguém que conhecemos e vive em circunstância difícil, doente ou em situação financeira precária e na nossa oração nós nos lembramos dele. Outras vezes são pessoas deprimidas ou que sofrem pela perda de um ente querido e precisam de consolo e uma palavra amiga! São também aqueles que precisam de alguém que os ouça, que lhe dêem um conselho ou uma palavra de ânimo. Nós somos os Moisés de hoje e o povo do Egito está perto de nós, dentro da nossa casa, na nossa família. O Senhor nos chama para libertá-los e também nos orienta e nos previne de que “o faraó” também irá opor-se ao que pretendemos realizar. O faraó é a oposição a Deus, é o Seu inimigo que deseja a todo custo continuar escravizando os Seus filhos na situação de pecado, de tristeza e desamor. Reflita - Qual a resposta que você tem dado ao chamado do Senhor? - Você tem dado atenção ao que o Senhor lhe fala nos seus momentos de “sarça ardente”? - Nos pensamentos que lhe vêm à mente, você distingue a voz do Senhor? – Você tem se lembrado de alguém que está em situação difícil? Pergunte ao Senhor o que você deve fazer por ele!

Salmo 104 – “O Senhor se lembra sempre da aliança!”

O Senhor lembra sempre da aliança que fez conosco por meio de Jesus Cristo. Em Jesus Ele mudou o rumo da nossa vida e das gerações que nos precederão, assim como Moisés tirou o povo do Egito e mudou o curso dos acontecimentos da história. O Senhor nunca esquece cada um de nós e nos torna fortes para também enfrentarmos os nossos opressores. Por isso, nós damos graças ao Senhor e gritamos ao mundo os Seus prodígios e as Palavras de Seus lábios.

Evangelho – Mateus 11, 28-30 – “Vinde a mim”

Este é o chamado que Deus nos faz, através de Jesus, quando estamos cansados (a), fatigados (a) com o peso da vida, das circunstâncias, de nós mesmos (as). O Pai, O Filho e O Espírito Santo se oferecem para nos sustentar! É o Deus Trino, cheio de Misericórdia. Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada que por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes, leva de vencida e nos derruba. São, o nosso temperamento, a nossa maneira de ser, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, egoísmo, desamor as causas maiores do nosso cansaço. O Seu fardo é leve. Ele não exige mais do que o que nós podemos oferecer a Ele. Ele pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia. O jugo é a lei e a Sua lei é a Lei do Amor. “Aprendei de mim “ disse Ele , “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”.
Está bem claro que só teremos descanso quando aprendermos com Jesus a sermos também mansos e humildes de coração. O coração de Jesus é manso e humilde, por isso Ele é vitorioso. Por isso Ele é poderoso. “Vinde a mim”, é o convite do Senhor. Não podemos deixar de aceitá-lo, é conforto e segurança para nós. - O que o tem angustiado, e feito você infeliz? – Como está a sua disposição, você sente-se cansado (a)? - Como é o fardo do Senhor para você? – Você sente peso quando vive as coisas de Deus? – Deus é pesado para você? - Você também, às vezes se cansa de si mesmo (a)?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário