.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 21 de julho de 2013

“quem pode ser feliz?”- Helena Serpa


26 de Julho
Postado por JOSÉ MARIA MELO



Reflexão Pessoal – 1a. Leitura: Eclo. 44,1.10-15 – “homens de misericórdia”

A leitura de hoje nos fala de família: antepassados, gerações, descendentes. A família é a marca de Deus no mundo e é o lugar por excelência aonde o homem é formado para ser feliz. É na família que nós damos os primeiros passos para Deus e é lá que é plantada em nós a semente da Fé. O livro do Eclesiástico faz o elogio aos “homens de misericórdia”. São aqueles (as), que viveram segundo a vontade de Deus e que deixam para as outras gerações o exemplo de fidelidade à Aliança. O bem ou o mal que fizermos permanecem como um perfume ou como uma fumaça para os que nos sucederem. “Seus gestos de bondade não serão esquecidos!” Através das gerações a família tem deixado no mundo rastros de alegria e unidade, mas também tem dado exemplos de desunião e de infelicidade. Entretanto, a gente percebe claramente a diferença que há entre as famílias que têm como fundamento de vida a Palavra de Deus e seguem os caminhos do Senhor e aquelas que desconhecem os ensinamentos evangélicos. Tudo acontece como conseqüência das práticas vivenciadas por nós que somos os construtores do mundo em cada geração e em todas as épocas. O homem e a mulher foram criados para, unidos, colaborarem no projeto de Deus para a humanidade em todos os tempos. Se, portanto, não estivermos ligados Àquele que nos criou, iremos caminhar sozinhos e, com certeza, cairemos nos abismos que encontrarmos no percurso. Todavia, ainda há tempo para salvar a família que agoniza e cada um de nós é um instrumento de Deus dentro da nossa casa. Desse modo, não precisamos nos deter nos erros daqueles que nos precederam, mas sim, seguir o exemplo dos “homens de misericórdia” que sabemos, toda família possui. – Você tem recordações boas dos seus antepassados? – O que você deixará para a sua descendência? – Qual o melhor conselho que você daria aos seus futuros netos? – Você já pensou no fato de que você também um dia será lembrado (a) pelos seus descendentes? Qual o legado espiritual e moral que você deixa para eles?

Salmo 131 – “O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi”

É promessa do Senhor como diz o salmo, uma descendência forte e iluminada e um lugar de repouso para aqueles que Nele confiarem. Somos da descendência de Davi porque fomos adotados por Jesus Cristo e, como Jerusalém, nós fomos desejados por Deus para ser Sua morada. O Espírito Santo é a lâmpada que está acesa em nós e nos unge para confundir os nossos inimigos, os quais, muitas vezes querem assaltar o nosso coração, contudo a Luz do Senhor não deixa que isto aconteça.

Evangelho – Mateus 13,16-17 – “quem pode ser feliz?”

Jesus diz serem feliz todos aqueles que “escutam e vêem” o que lhes é revelado por Ele, dessa forma, todos nós que O reconhecemos como Senhor e Salvador e seguimos os Seus ensinamentos podemos nos considerar afortunados. A nossa maior riqueza consiste em termos acesso ao Pai e podermos nos comunicar com Ele e, somente os que seguem Jesus Cristo, têm o privilégio de viver essa experiência. Antes de Jesus vir ao mundo muitas pessoas, inclusive os profetas e justos, desejaram vê-Lo e ouvi-Lo e não tiveram esta oportunidade. Nós, porém, podemos tocá-Lo, vê-Lo e ouvi-Lo na Eucaristia e na Palavra que nos alimenta a alma e o coração, sentir a Sua presença nos momentos de oração e assim nos fortalecer para continuar a nossa caminhada aqui na terra. Jesus está vivo e ressuscitado, no meio de nós, por isso, somos felizes! A Palavra do Senhor nos ensina a ser felizes e a desfrutar de tudo quanto o Pai providenciou para que vivamos uma vida promissora. O próprio Jesus nos assegura isto quando fala que a verdadeira felicidade é acolher a vontade do Pai expressa por meio da Sua Palavra. Portanto, precisamos não somente acolhe-la, mas vivenciá-la. O ato de ver e de ouvir, aqui, significa ter experiência, tocar com o coração, sentir a manifestação do Deus vivo em cada acontecimento. Pense na sua felicidade em relação a outras pessoas que tanto desejam e não conseguem. – Você tem conseguido ver e escutar o que o Senhor lhe revela? – Você se considera feliz? - O que você espera como resultado do seu modo de viver? - Medite agora em tudo o que você tem visto e ouvido!

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário