.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

“PORÉM UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA”. Olívia Coutinho


XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 21 de Julho  2013 
Evangelho de Lc 10,38-42

Neste mundo agitado em que vivemos, a correria do nosso dia a  dia, rouba todo  o nosso tempo,  impedindo - nos de cultivar os nossos relacionamentos afetivos!
A nossa  preocupação em fazer, fazer, fazer, nos impede de “ser”, de  ser amigo, de ser pai, de ser mãe, esposo, esposa, filhos... E assim, vamos deixando de ser de Deus, por não termos  tempo de  relacionar com  Ele!
A todo instante, Jesus nos  convida a entrar  no coração do Pai, e  o  caminho que nos faz chegar a este oásis repousante, começa pela escuta da sua palavra, uma  escuta atenta,  que não corresponda apenas na nossa audição física, mas que nos leva  a interiorizar o que escutamos e assim poder viver de acordo com os seus ensinamentos.
O evangelho de hoje, nos convida mais uma vez  a esta escuta atenta da palavra de Deus, palavra, que chega até a nós, por meio de Jesus!  
O texto nos coloca em Betânia, exatamente na casa de duas amigas de Jesus: Marta e Maria! Duas irmãs, que O recebe com alegria em sua casa! As duas,  acolhe bem Jesus, cada  uma a seu modo, uma, pela escuta atenta, a outra pelo serviço. 
O episódio nos diz, que Maria sentou-se para ouvir Jesus, o que caracteriza  a postura  do discípulo que  escuta atento os ensinamentos do Mestre! Maria, naquele momento tão especial, não quis perder tempo com outros afazeres, o que indica, que ela colocava as coisas de  Deus em primeiro lugar! Nela, temos o exemplo de como deve ser a nossa  postura diante de Jesus: interromper nossas atividades cotidianas, para ouvi-Lo!
Foi o que Marta deixou de fazer, devido a sua  preocupação exagerada com os  afazeres, chegando ao ponto de se queixar com Jesus sobre  a atitude da irmã! Certamente, Marta também desejava ouvir Jesus, mas a sua preocupação com as tarefas domesticas foi maior, privando-a  de desfrutar das maravilhas  daquele momento único que  tivera com  a pessoa de Jesus!Talvez, a sua falha, não tenha sido na sua  dedicação  ao trabalho, e sim, em querer  desempenhá-lo, sem antes dedicar um tempo para ouvir Jesus!
Quando Marta reclama com Jesus, sobre a postura de Maria, Ele, com uma suave repreensão, acalma Marta dizendo: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária... Como entender o significado desta afirmação de Jesus? Estas palavras de  Jesus, chama a nossa atenção, sobre a  necessidade do nosso ser de Deus! Necessidade, que nos leva a estar com Jesus!
Assim como Marta, nós também, preocupamos com  tantas coisas, mas só uma coisa nos é necessária: estar com Jesus! Estar com Jesus, não, em busca de  resoluções imediatas  para os nossos problemas e sim, para nos orientar por Ele!  Estar com Jesus, para conhecê-Lo melhor e assim, poder propagar o seu evangelho!
Quando  colocamos Jesus como centro de  nossa vida, nada consegue nos  tirar de junto Dele, a sua presença, os seus ensinamentos passam a ser prioridade  no nosso cotidiano!
Um trabalho, ainda  que seja realizado com a melhor das intenções,  não será frutuoso se  exercido, sem uma sintonia com os ensinamentos Jesus,   é Ele   quem vai nos dizer o que fazer e como fazer!
O nosso relacionamento  com Jesus é imprescindível! A eficácia  do nosso trabalho, depende de  nos deixar orientar por Ele!  
 Esta passagem do evangelho de hoje, vem  nos mostrar que, o que nos afasta de Jesus, não é só o pecado mas também,  a nossa falta de tempo para estar com Ele!  
O amor, a busca pela santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder  de vista, em meio as nossas ocupações cotidianas!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário