.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de julho de 2013

“PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER”? - Olívia Coutinho


Dia 25 de Julho  de 2013
Evangelho Mt 20, 20-28
Na visão do mundo, ser grande é possuir bens, é ter poder, fama, enquanto que para Deus, ser grande é tornar-se pequeno, é ser um servidor do Reino!
Jesus quer salvar a humanidade por inteira, por isto Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso  serviço na construção  de um mundo melhor! Ser indiferente a este anseio de Jesus, é não estar afinado com a sua proposta! 
Com o seu testemunho, Jesus  nos ensina que o caminho que nos leva a salvação é o caminho da humildade, da doação de vida, do amor serviço, Ele mesmo  nos deu o exemplo ao se inclinar para lavar os  pés dos apóstolos, numa atitude de de serviço e de humildade.
Descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir, quando tomamos gosto de nos entregar ao amor serviço, sem esperar por recompensa, pois  não se busca recompensa do que se faz por amor!
A grande recompensa que  todos nós teremos pelos serviços prestados na construção do Reino de Deus aqui na terra, é a alegria de sermos acolhidos pelo Pai.
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos leva a um questionamento: que direção  estamos dando a nossa existência? Estamos de fato servindo o reino de Deus, ou estamos querendo nos servir dele para nos promover?
O texto  nos adverte sobre o risco que corremos quando deixamos nos levar pelos interesses pessoais.  É aí que entra em nós, a vaidade, o egoísmo a ambição, grandes inimigos que  nos distancia de Deus!
 Diz no relato, que a mãe dos filhos de Zebedeu,   faz a Jesus pedido: “ Promete que meus dois filhos, se sentem um a tua direita e o outro à tua esquerda no teu Reino.” Jesus responde: “Não sabeis  o que estais  pedindo! Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Com esta pergunta Jesus queria mudar a mentalidade interesseira dos discípulos, provocando-os  para uma tomada de posição: um lugar de honra, ou carregar a cruz com Ele? Os dois  responderam  “Podemos!” E como todos nós sabemos, esta  resposta  ficou  só nas  palavras, pois   pouco tempo depois, não somente os dois filhos de Zebedeu, como também os demais  discípulos,  abandonaram Jesus, justamente no  momento crucial de sua vida, o momento  da sua prisão.  
Ao contrário dos filhos de Zebedeu, devemos assumir a nossa missão sem querer algo em troca. Nossa missão, deve se desenvolver em clima de gratuidade, humildade e desprendimento.
 Beber o cálice que Jesus bebeu, é carregar a cruz com Ele, é passar pelo sofrimento sem perder a fé. Podemos dizer que este é o grande desafio de um seguidor de Jesus!
Será que nós, comunidade de fé, bebemos o mesmo cálice, ou será que  bebemos o cálice individual? Será que somos  tão individualistas a ponto de não querer beber o cálice do outro? 
Ser batizado no sangue de Jesus, é passar pela cruz,  na certeza da vitoria, é sair das trevas para a luz!
A vida de um seguidor de Jesus, deve ser marcada não por títulos, e sim, pela vida de comunhão, de humildade e de serviço.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário