.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Filho do Homem é senhor do sábado -Claretianos



Sexta-feira, 19 de Julho de 2013
15ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Arsênio (eremita), Áurea de Córdova (viúva, mártir), Epafras (bispo, mártir, citado em Cl 1,7), Estêvão de Lupo (abade), Félix de Verona (bispo), Jerônimo de Pavia (bispo), João Plessington (presbítero, mártir), Justa e Rufina (virgens, mártires), Macrina (virgem), Martinho de Trèves (bispo, mártir), Símaco (papa). 
Primeira leituraÊxodo 11,10-12,14
Imolareis o cordeiro ao cair da tarde; e ao ver o sangue, passarei adiante. 
Salmo responsorialSalmo 115, 12-13.15-16.17-18 (R.13)
Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. 
Evangelho
Mateus 12, 1-8
O Filho do Homem é senhor do sábado.
Nenhuma lei, por mais sagrada que seja, está acima da dignidade humana e do querer de Deus. Colher espigas e comê-las em dia de sábado, faz dos discípulos transgressores da lei. A reação dos fariseus é imediata; questionam a ação dos discípulos e a aparente permissividade por parte de Jesus.
Os fariseus estão convencidos de que o cumprimento formal de todas as leis agrada a Deus e com isso se alcança a salvação. Jesus confronta os fariseus com a mesma tradição da qual são fiéis defensores: recorre a Davi e seus amigos que comeram pães consagrados.
Com isso faz com que percebam as incoerências de seus discursos legalistas, porém distantes da prática da misericórdia; os fariseus sabem detectar as faltas de todos, mas estão cegos para as suas. O cumprimento da lei, sem um sentido humano e social, se converte num cumprimento vão, inútil.
A lei que Jesus privilegia é a opção primordial pela vida. Resta a nós, em casa, na rua, no trabalho, na comunidade, na Igreja, aprimorar a misericórdia como regra de vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário