.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O bom samaritano - José Salviano

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
14 DE JULHO
ANO C
O bom samaritano.
            Na verdade, como disse Jesus, nem todos aqueles que dizem : Senhor, Senhor, entrarão no Reino dos Céus.  E no Evangelho de hoje  Jesus nos explica através de uma parábola,  que a prática da nossa fé não vale nada sem a prática da caridade. Jesus nos mostra que nem todo aquele que vive enfiado na Igreja, são na prática, na realidade, cristãos completos. Isto porque, a fé que demonstram em suas orações, pode não estar acompanhada da prática que é a caridade.
            A liturgia deste domingo nos adverte para não termos uma fé mutilada. Os dois principais mandamentos, são: Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmo. O sacerdote e o levita, levavam uma vida de amar da Deus, mas na prática não demonstraram o seu amor ao próximo necessitado caído no chão precisando de socorro.  A isso podemos chamar de uma fé mutilada. Uma fé em que está faltando a outra parte. O amor ao próximo. Quantos de nós já não agimos assim. Vamos à igreja, juramos o nosso amor a Deus, até batemos no peito, e quem sabe já não  choramos, em nossas orações fervorosas. No entanto, ao sair  da igreja  ignoramos o irmão carente que nos implora uma ajuda.
            Certa vez fiquei estarrecido, de boca aberta, quanto um piedoso homem da paróquia xingou os mendigos da porta da igreja de MALOQUEIROS! Aquele piedoso homem era espelho de espiritualidade para todos nós. Ele meditava a palavra, rezava no sacrário, coordenava quase toda a vida da paróquia, era imitado e respeitado por todos, o padre não tomava nenhuma decisão sem antes conversar com ele, muitas pessoas vinham pedir sua orientação não só para os afazeres paroquiais, como para problemas pessoais. Enfim, era um homem santo!  Aconteceu naquela tarde em que a moça da limpeza reclamava da sujeira dos banheiros, aquele santo home esbravejou de forma surpreendente, dizendo: São esses MALOQUEIROS que vêm aqui e fazem toda essa sujeira! Entopem as privadas...  As pessoas que estavam por perto ficaram sem fala. Seguiu-se um silêncio triste...  Mas felizmente não escutei nenhum comentário posterior sobre aquilo.  Nosso querido homem santo também é humano! Assim como todos nós, podemos ter deslizes em nossas atitudes, pois ninguém é perfeito. Todos podemos cometer erros como o que acabamos de ver.
            Há uma pequena diferença entre a caridade e a misericórdia: caridade é ajudar de várias formas o nosso irmão, necessitado, ou não. E a misericórdia, é especialmente socorrer o irmão em uma emergência. O que não deixa de ser também uma prática de caridade.  Em outras palavras, misericórdia é o ato de socorrer  o próximo em suas necessidades vitais,  através de ações de caridade.
            Este socorro a que prestamos ao nosso irmão pode ser:
1-ESPIRITUAL: Consolar, orientar, ensinar, confortar na hora do desespero, dar apoio moral, fazer companhia, perguntar se precisa de alguma coisa.  Porém, se o nosso socorro se resultar apenas nisso, ele pode transforma-se em uma CARIDADE  TEÓRICA. E Jesus quer que amemos o nosso irmão na prática.  
2-CORPORAL: Curar as feridas como o fez o bom samaritano, agasalhar, abrigar, dar remédios, matar a fome e a sede, ajudar o irmão caído a se levantar,  ou a se locomover, dar esmolas, etc.
            "Quem tiver duas túnicas reparta-a com aquele que não tem, e quem tiver o que comer, faça o mesmo"
            "Quando você der uma esmola a um mendigo, foi a mim que você deu"
Desse modo, segundo as suas palavras, Jesus está na pessoa do irmão necessitado. Você quer agradar a Deus? Então agrade o seu irmão!         
            Jesus quer misericórdia em vez de sacrifício. Vejam que o bom samaritano foi misericordioso. Nós precisamos nos preparar para merecermos a salvação eterna. E essa preparação deve ser feita não somente com devoções, penitências e orações mais também com obras de caridade. Porque A FÉ SEM OBRAS NÃO VALE NADA.  Se fizermos isso, se agirmos assim, estaremos nos despojando do "velho homem" e nos revestindo do "homem novo" merecedor da glória eterna.
            A caridade nos faz um grande bem. Ela nos proporciona a alegria e a paz interior, pois nos faz merecedores do PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS LEVES, além de nos impulsionar a prática da misericórdia desinteressada e sem almejar retornos.  Repare que o samaritano não visou nenhuma recompensa: Votos nas próximas eleições, devolução do dinheiro, ou mesmo de favores daquele pobre homem caído à beira do caminho. Ele simplesmente interrompeu o que ia fazer e ajudou o irmão com toda as suas forças numa doação de si mesmo, pois ficou a noite inteira do lado do desconhecido. Isso é amar o próximo como a nós mesmos.
            Assim, o objetivo final de todas as nossas obras de caridade e de misericórdia é o amor a Deus e ao próximo. A meta da nossa caminhada terrena é chegar cada vez mais perto da perfeição. E ao atingirmos este fim, ganharemos o prêmio final e repousaremos em paz.   
            Eram dois homens, dois vizinhos. Um muito devoto, e outro, boa gente, mas  muito desligado. Eis que aconteceu um acidente em frente as casas dos dois. O devoto disse e repetia várias vezes: Coitada da mulher! Meu Deus tem piedade dessas pessoas... Enquanto o outro seu vizinho que não praticava nenhuma religião, sem dizer palavra alguma, liderou a operação resgate daquelas vítimas, ligou para a ambulância, e para polícia, e acompanhou os envolvidos no acidente até o pronto socorro!
Na sua opinião qual dos dois foi o próximo daquelas pessoas acidentadas?  Então vai e faça a mesma coisa!
Irmãos e irmãs. Um bom domingo e rezem por nós.
***********
Ah! por favor. Reze também por mim. Pela minha saúde.  Sou paciente terminal. (Coração dilatado, icc.) Minha vida está por um fio. Esse fio é a minha fé, são as orações de muitos amigos, e a graça de Deus que atende a esses pedidos.  Desde já meu muito obrigado.



José Salviano 

16 comentários:

  1. entrei hoje pela primeira vez. deus te abençoe e guarde. muitos anos de vida para voce . Creuza

    ResponderExcluir
  2. Que sua fé seja eterna. Deus te conceda uma vida plena... Jaime Costa

    ResponderExcluir
  3. Homem de Fé, José esse nome é forte, com certeza
    você vai viver muitos anos de vida, à 17 anos atra
    os médico disseram pra mim, você só tem uns três
    meses de vida.Irmão o meu coração também era delatado, fiz transplante e vivo hoje muito bem
    com minha amada esposa e meu filho que já deu um lindo neto pra mim.Sou ministro da palavra e esto se preparando na Escola Diaconal, para ser um Diácono, para assim trabalhar para a messe do Senhor! E você^vai vencer! Quero acompanha-lo
    nesta sua caminhada para uma vida nova vai atras de recurso que Deus te ajuda. Você^merece. Abrço!
    Abdon Almeida!

    ResponderExcluir
  4. Sou ministra da Palavara e da Eucaristia, sua reflexão me ajuda muito para preparar a celebração em minha comunidade. Muito obrigado...q Deus conserve sua fé, e te de muita força para passar por esta dificuldade! Alice

    ResponderExcluir
  5. Amado a paz de Jesus esteja contigo!
    Passo por aqui toda semana, fico encantada com a explicação do Evangelho que vc faz, sinto que brota do fundo do seu coração...que o Espírito Santo continue te orientando e te capacitando a cada dia..

    "Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida, e que penetra até além do véu, no santuário onde Jesus entrou por nós como precursor" (Hebreus 6,11)

    Meu irmão no dia de hoje, quando soprar o vento da tribulação, agarre-se com todas as forças à âncora que está fincada no céu, além das nuvens. Espere tudo de Deus, mesmo quando não tiver
    nada mais a esperar dos homens. CONFIE!!
    Deus te abençoe!
    Abraço Fraterno!!
    Sueli

    ResponderExcluir
  6. Diga sempre: POR JESUS E COM JESUS EU VENCEREI. Pois Ele é o Senhor da Divina Misericórdia.Me permita tratar-te como trato um sacerdote amigo em minha comunidade. Que Deus te abençoe, AMADO MESTRE........

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADO, MEUS IRMÃOS! MUITO OBRIGADO!
    HOJE, DEPOIS DA EUCARISTIA, EU REZEI FORTE COM LÁGRIMAS E PEDI A DEUS UM MILAGRE. POIS SÓ UM MILAGRE PODE ME SALVAR.

    ABDON. DEIXA SEU E-MAIL. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A SUA EXPERIÊNCIA COM O TRANSPLANTE. SALVIANO

    ResponderExcluir
  8. QUE O SENHOR TE DÊ A PAZ E O CONFORTO!!!!

    ResponderExcluir
  9. Salviano, fiquei impressionado com os comentários enviados sobre você, até me emocionei aos lê-los. Faço minhas as palavras dos irmãos que o fizeram. Todas as vezes que vou celebrar(amanhã é a minha 11ª, venho até aqui e leio a sua reflexão que me ajuda e muito. Vejo, com certeza que você é inspirado por Deus nas suas palavras simples, porém, objetivas. Para que as coisas aconteçam temos que ter muita fé entregando tudo nas mãos do Senhor. Estou na caminhada com Deus há 9 anos, sou Ministro Extraordinário da Eucaristia, Coordenador da Pastoral do Batismo e estou terminando o Curso de Teologia este ano e pretendo no ano que vem com a graça de Deus, poder ingressar no Seminário, onde pretendo estudar para Diácono. Estarei orando por você.
    Um carinhoso abraço. Clemildes.

    ResponderExcluir
  10. Rezaremos por voce.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. 'Se creres, verás a glória de Deus'(Jo 11,40).

    'pelas suas chagas fomos curados'(IPedro2,24).

    Salviano a palavra da verdade sempre é dita em nossos ouvidos.Quero como você é inspirado pelo Espírito da Verdade,o Espírito Santo em todas as sua reflexão da Liturgia acima descrita de amanhã, que seu coração se abra para a Fé como esta descrito em Hebreus 11,1 diz: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.”
    Deus não quer ver os seus filhos doentes,por isso enviou o seu Filho Jesus Cristo para sara-los,cura-los,expulsar todas as forças diabólicas de suas vidas, assim permita a mim fazer esta oração para você.
    "Ó Deus da vida,da saúde,que sara,cura; em nome do seu filho Jesus Cristo venho pedir pela saúde do Salviano pois o Senhor é o Deus do impossível e tudo pode,se queres pode curar o Salviano,pode sarar o seu coração dilatado,pode cura-lo tanto espiritualmente como fisicamente.Peço ao Senhor por este milagre que com toda certeza virá de Vós.Que possamos nós aguardar com toda paciência a sua misericórdia desta cura em nome do teu Filho Jesus Cristo que te pedimos,Amém!
    Meu Amado entrei aqui pela 1ª vez e sei que foi pela vontade de Deus, pois é Ele que tudo faz acontecer.Sou Ministro da Palavra e da Eucaristia,também estou na Oficina de pregadores da Renovação Carismática Católica aqui na minha cidade de Guarapari-ES.Caso seja da vontade de Deus e o Pároco da nossa Paróquia São José me enviar,entrarei no envio para o chamado a vocação para Diácono Permanente.
    Deus há de curar-te pode confiar.
    Bom final de semana e que Nossa Senhora a Mãe de todos nós te cubra com teu manto sagrado,Amém!

    ResponderExcluir
  12. MEU IRMÃO PAULO JORGE. MUITO OBRIGADO PELAS SUAS PALAVRAS, ESPECIALMENTE PELA SUA ORAÇÃO. SIM, EU CREIO. ESTOU A ESPERA DE UM MILAGRE. MAIS UM MILAGRE EM MINHA VIDA.

    MEU DEUS! MEU DEUS! EU SEI QUE NÃO ME ABANDONASTES!!!!!

    JOSÉ SALVIANO

    ResponderExcluir
  13. Continue acreditando nesse Deus todo poderoso que ele ainda há de lhe dar muitos anos de vidas para que possas, através de seus comentários nos ajudar a entender melhor a palavra divina para ensiná-la também. Fique na paz e Deus te abençoe, guarde e proteja

    ResponderExcluir
  14. Que Deus te abençoe e lhe de muita saude para continuar ajundando a todos na meditação da palavra de Deus. angela

    ResponderExcluir
  15. Sr. Salviano, que Deus derrame abundantes graças sobre tua vida.e que o Deus do impossível conceda tua saúde conforme s Sua vontade. Colocarei o seu nome todos dias no Terço da Misericórdia, orando pelo sua cura, tenho certeza que o Pai Eterno ouvirá minha súplicas,pois eterna é sua misericórdia pelos seus filhos amados.Fique na proteção do Senhor e da Virgem Santíssima.Rose

    ResponderExcluir
  16. Caro José Salviano Deus fará mais um milagre em sua vida,pois a nossa Mãe intercessora esta na sua causa.Estou orando por você junto a Ela.

    ResponderExcluir