.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Marta e Maria -Alexandre Soledade


Bom dia!
Ontem apresentei uma reflexão que pode ter deixado muitas dúvidas, mas não foi essa a intenção e sim fazer mover algo dentro daquele que lê. O samaritano precisava continuar a sua jornada, mas isso não o impediu de se compadecer daquele que sofria. Jesus precisou muito fazer isso, pois como sabemos Ele não ficava somente numa região ou cidade; ele precisava também continuar seu caminho.
E Hoje? Que paradigma ou barreira a minha compreensão precisa rever no evangelho que narra a vida de Marta e Maria?
Na esfera religiosa (…) quantos não já ouviram a expressão: “fulano só reza, não sai, não se diverte (Maria)”? Em contrapartida temos aquele que “muito aproveita”; só trabalha, sempre orientado pela razão (Marta). Nossas comunidades, nossas vidas são repletas desses exemplos, mas quem de fato esta certo? A resposta depende de como vejo ou me identifico. Portanto dizer que “este é certo e aquele errado” é um tanto delicado.
“(…) Vós sabeis que é proibido a um judeu aproximar-se dum estrangeiro ou ir à sua casa. Todavia, Deus me mostrou que nenhum homem deve ser considerado profano ou impuro.” (Atos 10, 28)
Na esfera familiar (…). Fruto ou motivo comum da maioria das DRs (Discutir Relação) entre casais. O saber quem está certo pode levar uma família a total aproximação com Deus ou o afastamento total dos seus membros.
O pai que chega cansado do serviço ou a mãe cansada do serviço em casa (isso dobrado quando ela, também, trabalha fora)? Quem estaria certo: a mulher que trabalha e alega que seu trabalho é muito cansativo ou o homem que “jura” que seu trabalho que é cansativo? Quem cansou mais?
Na esfera do trabalho (…) quem esta correto: aquele que chega cedo e passa o dia reclamando de quem chega tarde, mas faz seu serviço calado e vai embora cedo ou era melhor ser aquele que trabalha muito e recebe pouco enquanto outro que recebe muito? Será que na verdade a maioria das nossas reclamações é fruto do QUE EU DE FATO QUERIA SER OU TER E NÃO CONSIGO? Será que inconscientemente, queríamos também estar recebendo muito e pouco fazendo e pelo fato de não conseguir, passamos a criticar o oposto a nós?
É um fato: vemos o que queremos ver e possivelmente só aceitamos aquilo que acreditamos.
Em algumas pessoas a diferença de entendimento e pensamento poder gerar conflitos desnecessários. Como posso passar o dia a criticar os cultos evangélicos se às vezes rezo tão alto quanto às igrejas protestantes? Como posso ser contra a forma de trabalhar dessa ou daquela pastoral se é graças a seu trabalho, certo ou errado aos nossos olhos, que muita gente se identifica e consegue reencontrar o amor de Deus? Como tenho coragem de brigar com meu esposo (a) tendo como argumento o MEU cansaço sem levar em conta o DELE (A)? Como posso esquecer-me dos meus próprios erros e debulhar-me em justificativas através dos erros dos outros?
Não somos por completo, nem Marta e nem Maria, na verdade passamos boa parte do tempo alternando os comportamentos. Para algumas coisas somos razão e para outras somos emoção. Notem que esses dois personagens são novamente citados, mas em situações inversas ao comportamento de hoje.
“(…) Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. MAL SOUBE MARTA DA VINDA DE JESUS, SAIU-LHE AO ENCONTRO. MARIA, PORÉM, ESTAVA SENTADA EM CASA. Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! MAS SEI TAMBÉM, AGORA, QUE TUDO O QUE PEDIRES A DEUS, DEUS TE CONCEDERÁ“. (João 11, 19-22)
Tenho que partir dum pressuposto que nem sempre oque acho é o correto, foi por isso que o Senhor colocou a sabedoria para tomar conta da certeza, sendo assim só teremos certeza de algo a luz da divina sabedoria que vem de Deus e enquanto isso… Sejamos mais pacientes uns com os outros.
São Benedito, santo negro que rompeu paradigmas sociais, que fez de um ato incoerente aos olhos de uns, surgir flores aos olhos de Deus. Não conhece a história? Leia sobre ele, você vai se encantar.
Um imenso abraço fraterno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário