.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

DEUS LANÇA A SUA REDE NAS PROFUNDEZAS DO MAR HUMANO! - Olívia Cotinho

 
Dia 01 de Agosto 2013
 
Evangelho de  Mt 13,47-53
 
 O evangelho de hoje, vem nos falar da incomparável tolerância de Deus para com  as fraquezas  humanas!
 São muitas as oportunidades que Deus nos oferece para que possamos fazer parte do seu Reino!
Jesus compara o coração de Deus que acolhe a todos, como uma rede lançada no mar! Deus  lança sua rede nas profundezas do mar humano!  A rede de Deus, não é uma rede comum, e sim, uma rede ampla, que  trás do fundo mar os  “peixes” bons e os não bons!
Essa experiência de trazer do fundo do mar,  peixes bons e não bons, todo pescador vivencia ao retirar sua rede  do mar, afinal, é impossível para  um  pescador, controlar o que acontece nas profundezas do mar, só depois que ele  puxa a rede  para fora, que é  possível  fazer uma seleção.  
Deus também não controla as profundezas do “mar” humano, Ele respeita  a liberdade de cada um, permite que bons e maus se misturem. Bons e maus, na rede de Deus, significa uma oportunidade, um tempo dado a  todos, para que se convertam.   É aí que entra  a responsabilidade dos que são do bem, quem é do bem,  torna co-responsável pela salvação  do outro,  pode mudar o seu destino!  
Assim como Jesus convidou os primeiros discípulos a serem pescadores de homens, hoje, Ele nos convida a deixar as margens,  a lançarmos as redes   em  águas mais profundas.
Deus quer salvar a todos, por isto Ele quer contar com a nossa disposição em  sermos pescadores uns dos outros, sem esquecermos de  que, ora somos peixes,  ora pescadores! E como pescadores, somos  também os peixes trazidos pela rede que Deus lança no mar humano, e que, entraremos também na seleção que acontecerá no julgamento final.
Estamos todos nesta rede lançada por Deus, portanto, não  nos compete julgar o outro, e nem  acharmos que já estamos salvos, é Jesus quem fará o julgamento.
No final do evangelho, Jesus acrescenta: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus é como um pai de família que tira do seu tesouro  coisas novas e velhas”. Com isso, Jesus quer nos dizer que o conhecimento do Reino dos céus, se faz de uma mescla de coisas novas e velhas, portanto, não se deve apregoar a mudança de tudo, ou seja, as coisas  que se aprende no antigo testamento tem um grande  valor.
Jesus não veio mudar as leis antigas, Ele veio aprimorá-las, revesti-la de uma nova interpretação. Na  verdade, todos os ensinamentos de Jesus, que é um convite  a uma vida nova, são  baseados no antigo testamento.
 Jesus veio nos mostrar a face humana do Pai, fazer-nos conhecer o nosso Deus de amor, o Deus da vida, o Deus que se fez homem, para caminhar conosco, que quis experimentar as nossas dores e alegrias, ao contrario da imagem do Deus vingativo, distante do povo, uma imagem muitas vezes  mostrado no “velho” testamento.
A porta de entrada do reino dos céus  é Jesus,Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai, portanto, a nossa  salvação passa por Ele.
A salvação é graça de Deus,  diante desta oferta de amor, cada um de nós tem que tomar uma decisão que requer uma resposta de coragem: uma adesão radical à proposta de Jesus!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Um comentário:

  1. A paz do Senhor Jesus!!!
    Muito boa a sua reflexão minha irmã Deus seja louvado por esta inciativa.
    O Mar é o mundo e assim como o mar as vezes está calmo, as vezes está furioso e derruba embarcações, navios e assim naufragam.
    Assim também este mar investe contra a grande Barca que é a Igreja, que o pescador desta grande embarcação é Jesus.
    e assim como o pescador joga a sua rede para qualquer dos lados esperando encontrar bons peixes, assim é o Senhor.
    Que ao jogar a rede acaba recolhendo toda especie de peixes bons e ruins.
    Bons por que se alimentaram bem, viveram em bons ambientes, e ficaram na presença de bons cardumes.
    Assim somos nós filhos de Deus, se nos alimentarmos da mesa da palavra e da eucaristia, se vivermos em bons ambientes e em boas companhias( Eclo 17;25) e 1 Cor 15;33, e se procurarmos viver os seus mandamentos, nos preservando de toda a maldade não seremos confundidos.
    Pois assim como o trigo e joio são muito parecido logo no inicio, no momento da colheita são diferenciados,e ninguém poderá escapar desta colheita no qual nos fala o evangelho de São Mateus 24.
    Por isso assim como o Homem separa aquilo que velho e o que é novo, assim também Jesus veio dar sentido ao antigo testamento, mas também assim como se imolava o cordeiro animal no antigo testamento, hoje nos é imolado o cordeiro santo, sem mancha, que nos apaga os pecados e nos dá um sentido de uma vida nova.
    Assim devemos pois nós arrancar das nossas vidas tudo aquilo que é velho e que não dá, não traz sentido algum, mesmo com Jesus na nossa vida, como: " inveja, Soberba, Gula, ira....a má vontade, impureza.... e outros.
    Saibamos pois nós também escolher os peixes que são bons e ruins na nossa rede, na nossa vida, para que não fiquemos com coisas infrutiferas, ora pois diversas vezes somos pescadores, ora peixes, diante de muitas iscas que o demonio nos oferece.
    A paz do Senhor Jesus e o Amor de Maria!!!
    Pax Domini Iesus!!!
    Wagner Sousa

    ResponderExcluir