.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A LEI QUE DEVE NOS REGER É A LEI DO AMOR!-Olívia Coutinho


XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 14 de Julho de 2013

Evangelho Lc 10,25-37


Vivemos numa cultura do aceleramento, do individualismo, onde tudo gira em torno das coisas materiais. Com isto, vamos perdendo o senso  do amor, do valor da fé, da solidariedade...
Voltados para os nossos próprios interesses, não enxergamos as necessidades dos nossos irmãos, dos que estão esquecidos às margens do caminho, ignorados por uma sociedade materialista que ignora o “ser”, que tem como parâmetro o “ter".  Uma sociedade fixada na ideia da competitividade,  que tenta nos desvirtuar dos bens eternos  colocando diante de nós uma “avalanche” de ofertas sedutoras, na tentativa de nos ludibriar .
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, acabamos nos contaminando  por esta mentalidade contrária ao evangelho, nos distanciando do projeto de Deus.
Em meio a tantos adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer uma proposta de vida nova, que ao contrário do mundo, tem como prioridade o“ser” e não o “ter”.
Não deixar seduzir pelas propostas do mundo, é caminhar na contramão da vida, é seguir um caminho novo  traçado por Deus e não por nós!
Deus vai se manifestando em nós, à medida de nossa obediência aos seus mandamentos, que tem como chave, o mandamento do amor! Quem observa este mandamento no seu dia a dia e coloca-o em prática, tem a vida regida pelo amor!
O ponto determinante de todos os ensinamentos de Jesus, sempre foi o amor, o amor sem fronteiras, o amor gratuito que não impõe condições!
 No evangelho de hoje, Jesus, em resposta a uma pergunta de fundo maldoso de um especialista em leis, nos aponta o caminho que devemos percorrer se quisermos  chegar ao coração do Pai: o caminho do amor! Caminho, que às vezes pode nos parecer difícil, mas nunca intransponível, pois o próprio amor abre caminho!
O texto nos desperta sobre a importância da escuta da palavra de Deus, pois o amor a Deus, passa pela escuta da sua palavra! Não tem como amar a Deus, sem o conhecimento da sua palavra, sem saber o que Ele quer de nós e para nós! E o nosso amor ao próximo, passa pela nossa atenção às necessidade dos nossos irmãos, independentemente da sua condição social, do seu credo. 
O amor desejado por Jesus deve ser uma relação sincera, brotada do coração na total gratuidade!  Para que possamos concretizar este desejo de Jesus,  precisamos ter o coração aberto para amar, deixar-nos mover pelo amor, assim como o Samaritano da parábola que nos foi apresentada por Jesus no evangelho de hoje.  Ao contrário do sacerdote e do levita, o amor presente no coração do Samaritano, venceu fronteiras, falou mais alto do que as divergências de um povo!  É este, o amor que Deus infundiu em nossos corações, um amor que supera toda e qualquer diferença. Quem ama nesta intensidade, ama com o coração  de Deus, abraçando  neste amor até mesmo o inimigo.
O amor a Deus e ao próximo, estão interligados, é  amando concretamente  ao próximo, que damos  testemunho do nosso amor a Deus.
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus, sem a vivencia do amor! Deus nunca separa do homem, pois Deus é amor, é a falta de amor que separa o homem de Deus! Daí, a insistência de Jesus, em querer que todos nós, filhos e filhas de Deus, vivamos no amor, afinal, o amor realiza-nos, fortalece-nos, é caminho que nos leva ao Pai!
O amor quando vivido na prática, gera vida onde a vida se desfaz nos torna testemunhas vivas do amor de Deus no mundo, nos possibilita viver a nossa humanidade de forma divina!
O Reino de Deus não se espalha através de cumprimento de leis, o Reino de Deus se espalha pelo contagio do amor, pois o amor é “contagioso”, pega de um para o outro!
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, não entra em decadência!
Muito se fala sobre o amor, mas só iremos compreendê-lo verdadeiramente, se colocarmos em pratica este amor, amando a Deus e ao próximo como a nós mesmo!
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor!
Não são com palavras bonitas, com longas orações, que daremos testemunho do nosso amor à Deus, e sim, com as nossas atitudes do dia a dia, atitudes que devem convergir para o bem do outro!
Podemos até não ter todos os bens materiais que desejamos ter, mas amor, todos nós podemos ter, basta-nos esvaziar  de nós mesmos e nos preencher de Deus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia



Nenhum comentário:

Postar um comentário