.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de junho de 2013

Vós deveis rezar assim. -Claretianos



Quinta-feira, 20 de junho de 2013
11ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Adalberto de Magdeburgo (monge, bispo), Baino de Calais (monge, bispo), Benigno de Breslau (monge, mártir), Edburga de Caistor (virgem), Florentina de Cartagena (abadessa), Goban de Laon (presbítero, mártir), Hélia de Öhren (abadessa), João de Matera (abade), Macário de Petra (bispo), Novato de Roma (mártir), Paulo e Ciríaco (mártires de Tomes), Silvério (papa, mártir).
Primeira leitura: Coríntios 11,1-11
Anunciei-vos, gratuitamente, o evangelho de Deus. 
Salmo responsorial: Salmo 110(111),1-2.3-4.7-8 (R. 7a)
Vossas obras, ó Senhor, são verdade e são justiça. 
Evangelho: Mateus 6,7-15
Vós deveis rezar assim.
O evangelho de hoje continua a instrução sobre a oração e é uma espécie de catequese para os judeus que se converteram ao cristianismo. Mateus quer corrigir as orações viciadas dos judeus. Ante uma oração hipócrita, que manipula Deus para ficar de bem com os demais, Jesus propõe a oração do Pai Nosso, que se compõe de uma invocação e sete petições.
As primeiras três petições falam da relação com Deus através de três palavras chaves: Nome, Reino, Vontade. As quatro seguintes falam da relação com os irmãos, por meio de quatro palavras chaves: Pão, perdão, vitória e liberdade. A invocação: “Pai nosso que estais no céu” indica a consciência de Jesus em relação à sua relação especial e familiar com Deus.

O termo “nosso” denota o caráter comunitário da oração e a nova maneira de estabelecer a comunidade pessoal e comunitária com Deus. Santifica-se o nome de Deus e se pede pela vinda do Reino, um Reino de justiça, harmonia com toda a criação. As últimas petições convidam a transformar a comunidade e a sociedade, para que primam pela igualdade e reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário