.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

“TUA FÉ TE SALVOU. VÁ EM PAZ!”- Olívia Coutinho

 
XI DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 16 de Junho de 2013
 
Evangelho de Lc 7, 36-50
 
Quando projetamos a nossa vida, tendo como ponto de referencia nós mesmo, tornamos auto-suficiente, não saímos do nosso “eu”.  Cheios de nós mesmos, e vazios de Deus, não  envolvemos  no seu  projeto de vida nova, que tem como referência unicamente Jesus! 
 Escondidos no manto da bondade, nos aparentamos como pessoas corretas, cumpridora das normas religiosas, seguidores de Jesus,  quando  na prática, agimos de forma contrária a Dele, deixamos a lógica de Deus que é o amor, para viver a lógica dos homens.
Precisamos ter a  humildade de reconhecer as nossas imperfeições, para que possamos nos alto – corrigir. Esvaziando  de nós mesmos, nos preenchemos de Deus, e assim teremos  um coração transparente,  aberto ao amor, um coração misericordioso, semelhante ao coração de Jesus, que acolhe aqueles que aos olhos do mundo não são merecedores de uma nova chance.
Deus tem um projeto de vida plena oferecida gratuitamente a todos: a salvação. E o que Ele  nos indica como caminho de salvação, é que tenhamos um coração largo para amar, um olhar de misericórdia para com aqueles que muitas vezes,  só precisam de se sentirem amados para mudar de vida!
Sem uma adesão concreta a proposta de vida nova, anunciada por Jesus, ficamos no superficial da fé, e  ao invés de nos tornar caminho  para o retorno daqueles que se enveredaram pelos caminhos contrários aos caminhos de Deus, contribuímos para que eles se percam ainda mais, com a nossa indiferença, com o nosso preconceito. E assim, vamos  tomando  uma postura de juiz, condenando o nosso irmão, sem dar a ele uma oportunidade de rever a sua vida, de experimentar uma vida nova em Jesus!
Um verdadeiro seguidor de Jesus, nunca vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável, pelo contrário, ele, assim como o próprio Jesus, não desiste do outro, pois  acredita no seu retorno à Vida.
É o que Jesus nos mostra no evangelho de hoje, ao acolher com amor, uma mulher de vida errante, que até então, não tivera a oportunidade  de experimentar uma vida pautada nos valores do reino!
A narrativa vem nos mostrar um  belíssimos testemunho de amor e de fé: uma mulher discriminada,  vence todas as barreiras do preconceito e vai até Jesus, banha os seus pés com suas lágrimas, os enxuga com os seus cabelos, cobre-os de beijos e unge-os com perfume!  Seu nome,  não fora revelado, a sua identidade foi anulada pelo rótulo que a sociedade impiedosamente  lhe impôs: “a pecadora” rótulo  que a tornava desonrada aos olhos de todos, menos aos olhos misericordiosos  de Jesus.
 Este encontro transformador,  se deu na casa de um fariseu que convidou Jesus para almoçar com ele. 
          O texto não nos diz, mas tudo nos leva a crer, que neste episodio, nenhuma palavra foi dirigida a Jesus, tudo decorreu no mais profundo silencio, a cena por si só, falou tudo, ou seja, falou de amor e de fé,  de um amor e de uma  fé que tocou Jesus, mostrando-nos mais uma  vez a grandiosidade do seu coração misericordioso.  
O fariseu, se escandaliza com a audácia daquela mulher anônima, que invade a sua casa para encontrar-se com  Jesus, e se escandaliza ainda mais  com a atitude de Jesus que a acolhe  com amor.
A conclusão do fariseu diante de tal cena, foi de que Jesus não era um profeta, pois na visão dele, se  Jesus fosse um profeta,  o seu comportamento diante daquela mulher, seria diferente.  Indignado, com a atitude de Jesus, ele sequer pronuncia o seu nome, se referindo a Ele como: “este homem”...
Muitos de nós criticamos a atitude deste fariseu, mas muitas  vezes, temos atitudes semelhantes a dele, ao contrário de Jesus, só  vemos os erros dos outros  e não a pessoa na sua essência, apontamos   o dedo para o outro, esquecendo de que não somos modelos de perfeição.
O fariseu, cheio de si  mesmo, lançou sobre aquela mulher, um olhar de condenação,  enquanto que Jesus, lançou sobre esta mesma mulher, um olhar de misericórdia!  Jesus  vê o amor transbordar em seu coração e lhe concede o perdão, libertando-a  da pior de todas as escravidões: a escravidão do pecado!
É com este mesmo olhar de misericórdia, que Jesus olha para cada um de nós! Coloquemos em nossa vida, a mensagem do inesgotável perdão de Deus, olhando o outro, com o olhar misericordioso de Jesus!
Jesus entrou na casa do fariseu, como uma luz, mas quem acolheu esta luz, não foi ele, e sim,  uma  mulher marginalizada, que a partir de então, teve a sua vida transformada. 
 Hoje, Jesus quer entrar na nossa casa, no nosso coração, estamos abertos para acolhe-Lo como esta luz transformadora?  
Deixemo-nos conduzir por esta luz que é Jesus, sem nunca esquecer: o mais Santo de todos os Santos será sempre um pecador perdoado.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
 

5 comentários:

  1. Obrigado! valeu! Me ajudou muito!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou a entender melhor,farei uma celebração da palavra com mais segurança.
    Gerlani15/05/2013

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!foi possivel obiter maior conheçimento
    do amor misericordioso de Jesus,qui bom se o emitarmos,ai taremos recebendo o senhor Jesus em nosso coraçaõ


    ResponderExcluir
  4. SOU MINISTRO DA EUCARISTIA, SEMPRE CONSULTO ESTA PÁGINA E AJUDA MUITO A FAZER UMA CELEBRAÇÃO MELHOR

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. sou ministro da sagrada comunhão e esperança sempre consulto este blog tem me ajudado muito em minha pratica de caminhada com minha comunidade , Deus vos abençoe por essa iniciativa ,e a meu querido irmão Coutinho , que Deus realize em ti sua vontade********************* ALBARI DIOGO SILVA,

    ResponderExcluir