.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de junho de 2013

Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.-Claretianos



Sexta-feira, 14 de junho de 2013
10ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Anastácio, Félix e Digna (monges, mártires), Cearan, o Devoto (abade de Bellach-Duin), Dogmael de Wales (monge), Elgar de Bardsey (eremita), Eliseu (profeta bíblico do Antigo Testamento), Etério de Viena (bispo), Geraldo de Fontenelle (monge, bispo de Evreux), José, o Hinógrafo (bispo de Tessalônica), Lotário de Séez (monge, bispo), Marciano de Siracusa (bispo, mártir), Marcos de Lucera (bispo), Metódio I de Constantinopla (bispo), Neemias de Arran (abade), Quintino de Rhodez (bispo), Salmódio de Limóges (eremita).
Primeira Leitura:2 Coríntios  4,7-15
Eu creio e por isso falei
Salmo responsorial: 115
Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor
Evangelho: Mateus 5, 27-32
Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
O evangelho continua com as antíteses, uma maneira particular de Jesus interpretar e explicar a Lei. Neste trecho, temos a segunda e terceira antíteses, que se referem ao adultério e divórcio. O versículo 27 cita ao pé da letra o sexto mandamento, acrescentando o olhar com desejos. Segundo a mentalidade rabínica, para que ocorra adultério, o que importa é se a mulher é casada.
O adultério é uma falta contra o matrimônio alheio, é lesionar os direitos do homem casado. Segundo essa visão, o homem casado não comete adultério com uma mulher solteira. Enquanto a mulher casada comete adultério mantendo relação com qualquer homem que não seja seu marido.
A linguagem utilizada por Jesus não é uma expressão legalista, mas hiperbólica; serve-se da literatura para expressar a exigência cristã de respeitar o compromisso matrimonial como expressão concreta da vontade de Deus.

A terceira antítese (v. 32), relaciona-se com à anterior: Jesus destaca a necessidade de resgatar a dignidade da mulher, em uma clara denúncia de uma lei que colocava nos ombros da mulher todas as culpas, seja na relação, seja na estabilidade matrimonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário