.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de junho de 2013

Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa -Claretianos


Quarta-feira, 19 de junho de 2013
11ª Semana do Tempo Comum
Romualdo, abade (Memória facultativa)
Santos do Dia:Bruno de Querfurt (bispo, mártir), Deodato de Nevers (bispo), Deodato de Jointures (bispo), Gaudêncio (bispo de Arezzo) e Culmácio (mártires), Gervásio e Protásio (mártires de Milão), Hildegrin de Châlons-sur-Marne (bispo), Inocente de Le Mans (bispo), Juliana Falconieri (virgem, fundadora), Ursicínio de Ravena (mártir), Zózimo de Spoleto (mártir)
Primeira leitura: 2 Coríntios 9,6-11
Deus ama quem dá com alegria. 
Salmo responsorial: Salmo 111(112),1-2.3-4.9 (R. 1a)
Feliz aquele que respeita o Senhor! 
Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18
Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa
A esmola, a oração e o jejum são três obras de piedade muito próprias da religiosidade judaica. A preocupação de Jesus não é pelo cumprimento de um dever religioso, mas pela forma como aconteciam as práticas religiosas. O exercício da justiça e da piedade não deve ser feita pelos aplausos, auto-promoção, ou prestigio popular.
Jesus adverte que a esmola deve ser uma mostra de generosidade, de solidariedade e de amor gratuito e, como tal, não deve ser feita pensando não na “foto” do herói, mas no irmão necessitado. Os judeus se acostumavam a fazer oração três vezes ao dia. Podiam fazê-la na rua. A crítica de Jesus não é a oração, mas a manipulação de Deus para ficar bem ante às pessoas. Jesus os considera hipócritas.

Finalmente Jesus crítica a maneira de jejuar com os mesmos argumentos: fazer penitencia para impressionar as pessoas, e não Deus. A experiência de Deus não pode ter sua força na fachada exterior, mas sim no interior. Deus vê na profundidade a bondade do coração e, somente quando há bondade em nosso coração, as ações externas são impregnadas do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário