.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de junho de 2013

Se queres, tu tens o poder de me purificar. -Claretianos


Sexta-feira, 28 de junho de 2013
Santo Irineu, Bispo e Mártir (Memória).
Outros Santos do Dia:Argemiro (monge, mártir), Benigno (bispo), Gerona (virgem), Heráclides (mártir), Heron (mártir), João Southworth (presbítero, mártir), Marcela (mártir), Pápio (mártir), Paulo I (papa), Potamiena (virgem), Plutarco (mártir), Raída (mártir), Sereno (mártir), Vicenta Gerosa (virgem, fundadora).
Primeira leitura: Gênesis 17.1.9-10.15-22
Este é o sinal de minha aliança: todo homem entre vós deverá ser circuncidado. Sera te dará um filho. 
Salmo responsorial: Salmo 127(128),1-2.3.4-5 (R. 4)
Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor. 
Evangelho: Mateus 8, 1-4
Se queres, tu tens o poder de me purificar.
Uma vez proclamadas as palavras da nova Lei por Jesus, no Sermão da Montanha, Mateus se propõe mostrar a maneira como Jesus põe em prática aquilo que falava. Um leproso se aproxima e se prostra diante de Jesus; por ser leproso, era um excluído, devia se afastar dos demais para não tornar impuro quem nele tocasse. Este leproso transgrediu as normas legalistas de sua religião.
Não pede que Jesus o toque, pois crê que apenas a vontade do Senhor já é suficiente para alcançar a cura. Uma atitude que revela a fé que o homem tem nas obras de Jesus. O homem padece de duas enfermidades: a lepra, que o converte em impuro e a enfermidade da exclusão que o torna condenado pela sociedade.
Jesus se compadece, o toca e o cura de sua segunda enfermidade, a exclusão. Em seguida o cura da lepra. Se o leproso transgride a lei ao se aproximar de Jesus, Jesus também a transgride ao tocar nele para ajudá-lo. Dessa maneira se revela um novo rosto de Deus, um Deus que está além dos falsos legalismos sociais e religiosos. Um Deus que cura nossas feridas e humilhações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário