.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Os impostos no Império romano- Enviado por Vera Lúcia

5 de Julho de 2013  SEXTA - Evangelho - Mt 9,9-13

No Império Romano, os impostos eram cobrados em todas as províncias, pois era necessário pagar as contas do imperador, mas também era o subsídio que manteria aquele gigante império em pé.
Para coletar os impostos das províncias, algumas pessoas eram recrutadas. Elas eram chamadas de coletores de impostos ou publicanos. Na época de Jesus, esse era um dos trabalhos mais indignos de serem feitos. Afinal, um judeu que cobrasse impostos de seu próprio povo para ajudar o Império Romano era visto como o mais sujo entre a população.
Os publicanos, além de cobrar os impostos para o Império, ainda coletavam dinheiro para eles próprios. E isso aumentava ainda mais a cólera dos judeus. Esses coletores, portanto, eram considerados os piores pecadores da época. E, segundo os Evangelhos, Mateus se encaixava nessa descrição de trabalho.
Mateus (em grego: Ματθαιος – Matthaios), exercia o seu trabalho em Cafarnaum, na Galileia, – e foi ali que Jesus o chamou para uma nova vida. Com certeza, Mateus já tinha ouvido várias vezes as pregações do Mestre, e esse foi o seu processo de conversão. No momento em que Jesus o chama, ele já está preparado para dar uma resposta decisiva.
Segundo a Tradição, o primeiro Evangelho de nosso Novo Testamento foi redigido pelo apóstolo Mateus. Hoje, os estudiosos dizem que ele não foi o primeiro a ser escrito, mas reconhecem que ele foi o primeiro a ser aceito nas igrejas nascentes. O Evangelho de Mateus se dirige aos judeus convertidos ao cristianismo, essa é a razão de existirem tantas citações do Antigo Testamento, visando a uma maior compreensão do Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus para aquele povo.
O Evangelho de Marcos, depois de muitas pesquisas, é considerado o mais antigo dos quatro Evangelhos, mas o Evangelho de Mateus, por sua linguagem mais completa, sempre foi considerado o precedente, exatamente por causa de seu uso, como já dissemos.
Alguns padres antigos nos falam a respeito de Mateus. Santo Irineu de Lion (130 – 200/202) diz o seguinte: “Mateus, de fato, produziu seu evangelho escrito entre os hebreus no dialeto deles...”. Outro padre apostólico, Pápias de Hierápolis (70 – 140/155), também afirma: “Mateus pôs por escrito a sua história, a respeito de Jesus, em dialeto hebraico e cada um traduzia segundo a sua capacidade (como podia)”. E Orígenes (185 – 253), outro padre da Igreja, fala-nos assim: “Conforme recebi da Tradição, sobre os quatro Evangelhos, eles são os únicos aceitos sem resquício de dúvidas em toda a Igreja de Deus, no mundo inteiro. O primeiro foi escrito por Mateus, aquele mesmo que fora publicano, mas depois se tornou apóstolo de Jesus Cristo. Ele redigiu o seu Evangelho para os judeus convertidos, e o escreveu em hebraico”.
Essas testemunhas ajudam-nos a entender a importância de Mateus para a nossa Igreja. Mateus, ou um de seus discípulos, deixou-nos um Evangelho bonito e com imagens vivas de nosso Senhor Jesus. Que nós, cristãos católicos, sejamos capazes de deixar todos os nossos antigos costumes que não nos ajudam a bem viver, e começar a seguir Jesus incondicionalmente. Largar a nossa banquinha de cobradores de impostos, que oprime o Povo de Deus, e ajudar Jesus a construir um Reino de paz e amor aqui nesta Terra. Que São Mateus nos abençoe e nos ajude nesta difícil caminhada para a construção do Reino de Deus!


Um comentário: