.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de junho de 2013

O Filho do Homem é senhor do sábado. - Enviado por Vera Lúcia

19 de Julho de 2013 SEXTA - Evangelho - Mt 12,1-8

O Filho do Homem é senhor do sábado. 
Este Evangelho narra a cena em que Jesus e seus discípulos passavam no meio de uma plantação, num dia de sábado, os discípulos começaram a apanhar espigas para comer, porque estavam com fome, e os fariseus protestaram porque consideravam trabalho o fato de colher espigas, e no sábado era proibido trabalhar. Jesus dá dois exemplos, mostrando que a vida humana está acima da Lei do sábado, e arremata dizendo que ele é senhor também do sábado. 
Transparece na cena a preocupação de Jesus com a vida humana, colocando-a acima de qualquer lei, civil ou religiosa, pois a lei do sábado era ao mesmo tempo civil e religiosa. 
O primeiro exemplo apresentado por Jesus está em 1Sm 21,2-7. Davi desobedece à outra lei ainda mais rigorosa que a do sábado, pelo mesmo motivo: ele e seus companheiros estavam com fome. 
O segundo exemplo é parecido. As leis do Antigo Testamento sobre a atividade dos ministros do culto não eram restritivas, mas visavam defender e promover a vida humana (Cf livros do Levítico, dos Números e do Deuteronômio). 
O direito à vida precede quaisquer outros direitos. “Deus criou o mundo para a vida, para ver suas criaturas felizes. Em suas obras não existe veneno de morte” (Sb 1,14). A natureza toda é boa, e tudo nela concorre para a vida, numa harmonia maravilhosa, que chamamos de ecossistema. Se um animal se torna agressivo ao homem é porque antes o homem foi agressivo a ele e por isso ele está simplesmente se defendendo, defendendo a vida. 
“Vou pedir contas a todo aquele que prejudicar a vida do seu irmão” (Gn 9,5). “O pão é a vida do pobre, e quem tira a vida de alguém é assassino. Mata o próximo quem lhe tira os meios de vida, e derrama sangue quem priva o operário de seu salário” (Eclo 34,21-22).
Jesus sempre se esforçava para defender e promover a vida humana. “Jesus percorria todas as aldeias e povoados, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade” (Mt 9,35). “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Não é a toa que S. Pedro chama Jesus de autor da vida: “Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou” (At 3,15). 
Compensa proteger e desenvolver a vida humana, dedicando a isso todo o nosso tempo e todas as nossas possibilidades. Qualquer governo e qualquer ciência devem colocar a vida humana como a preocupação principal, colocando-se ao lado daqueles e daquelas cuja vida está sendo mais prejudicada. 
A vida humana começa na fecundação, isto é, no encontro do espermatozóide com o óvulo, dentro da mulher, o que acontece logo após a relação sexual. Sexo não é brincadeira de criança! A vida humana pertence a Deus, e ninguém tem o direito de tirá-la. 
“Quero a misericórdia e não o sacrifício”. A lei é necessária, o sacrifício é necessário, mas o principal que Deus quer é a misericórdia, o que faltou aos fariseus ao verem os discípulos de Jesus colhendo espigas para comer, porque estavam com fome. 
Deus quer ver-nos todos saudáveis e felizes. Vamos agradar a Deus, promovendo a vida humana. O motorista de ônibus e de caminhão servem à vida, o agricultor serve à vida, o médico, o professor, o guarda de trânsito... todos servem à vida. O salário é necessário para continuarmos servindo à vida, mas não é o nosso objetivo principal, pois servir à vida é mais importante que o salário. 
Certa vez, um rei estava doente, para morrer. Como tinha dois filhos, resolveu fazer um teste para ver a qual deles passaria a coroa. Entregou a cada um sete moedas de prata e lhes disse: “Até hoje à noite, empreguem esse dinheiro no que quiserem, para o bem do reino”. 
O mais novo correu a um agricultor que cultivava cana e lhe pediu que cortasse muita cana e transportasse para a frente do palácio. Ele pensou: a cana é a grande fonte de riqueza para o reino. 
O mais velho, quando viu aquela grande quantidade de cana sendo amontoada na frente do palácio, pegou suas sete moedas e com elas comprou um grande lampião e mandou instalar bem alto, ao lado do portão. À noite, pensou ele, as pessoas podem não enxergar essa cana e cair, machucando-se. 
O rei parabenizou a este último e lhe deu a coroa. Ao outro, nomeou ministro da agricultura. 
A vida das pessoas está em primeiro lugar, acima das riquezas e das fontes de renda. 
A mãe é a primeira pessoa da família a se preocupar com a vida. Quando ela cozinha, quando dá banho na criança, está diretamente servindo à vida. Santa Maria Mãe da Igreja, ajude-nos a colocar a vida em primeiro lugar! 
O Filho do Homem é senhor do sábado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário