.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de junho de 2013

Meu Senhor e meu Deus!-Claretianos


Quarta-feira, 3 de Julho de 2013
São Tomé, Apóstolo (Festa).
Outros Santos do DiaAnatólio de Constantinopla (bispo), Anatólio de Alexandria (bispo), Blado da Ilha de Man (bispo), Cilene de Iona (abade), Dato de Ravena (bispo), Eulógio e Companheiros (mártires), Germano da Ilha de Man (bispo), Heliodoro de Altinum (bispo), Irineu e Mustíola (mártires), Jacinto da Capadócia (mártir), Júlio, Aarão e Companheiros (mártires), Leão II (papa), Marcos, Muciano e Paulo (mártires), Mariano O'Gorman (abade), Romualdo (bispo, mártir), Trifão e Companheiros (mártires). 
Primeira leituraEfésios 2, 19-22
Edificados sobre os apóstolos como fundamento. 
Salmo responsorial116, 1-2
Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho! 
EvangelhoJoão 20, 24-29
Meu Senhor e meu Deus!
Tomé, um dos doze, não crê na presença do Ressuscitado; contudo, Jesus vai dar a ele uma grande lição, ao mesmo tempo que declara felizes os que crêem mesmo sem ter visto. Jesus se apresenta na segunda aparição com uma saudação de paz. A comunidade certamente se encontra afetada, seja pelas perseguições externas, seja pelos conflitos internos.
Nesse ambiente, a tradicional saudação de paz faz ainda mais sentido, pois os fiéis necessitam de harmonia na convivência comunitária. Nessa segunda ocasião, Jesus ressuscitado convida Tomé a tocar as feridas, isto é, a reencontrar-se com o próprio projeto histórico e suas inevitáveis conseqüências: a resposta de Tomé, condensada na profissão de fé: “Meu senhor e meu Deus”, é sinal da conversão, da volta à radicalidade e à força inicial do projeto de Jesus.
A fé no Ressuscitado não pode ficar em manifestações externas ou na visão de espetáculos religiosos; a fé passa pelos permanentes confrontos e reencontros comunitários com Jesus; isto é, a leitura da realidade com olhos de fé implica em uma atitude de contemplação para captar a presença de Jesus e as opções fundamentais de seu projeto de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário