.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de junho de 2013

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado.-Claretianos


Segunda-feira, 17 de junho de 2013
11ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Agripino de Como (bispo), Antídio de Besançon (bispo, mártir), Avito de Micy (abade), Bessarion do Egito (eremita), Botulfo e Adolfo (abades de Ikanhoe), Gandolfo de Bourges (bispo), Hervé da Bretanha (abade), Himério de Cremona (bispo), Hipácio da Bitínia (abade), Isauro, Inocente, Félix, Jeremias e Peregrino (mártires de Apolônia), Manuel, Sabel e Ismael (mártires da Calcedônia), Montano de Gaeta (mártir), Nectano de Hartland (mártir), Nicandro e Marciano (mártires de Mésie), Rainério Scacceri de Pisa (eremita), Ramboldo de Ratisbona (abade).
Primeira leitura: 2 Coríntios 6,1-10
Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus. 
Salmo responsorial: Salmo 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R.2a)
O Senhor fez conhecer a salvação. 
Evangelho: Mateus 5,38-42
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado.
A quinta antítese segue a mesma seqüência das demais, cita do Antigo Testamento a Lei do Talião, um ensinamento de Jesus em forma geral: “Não se oponham a quem lhes faz mal”, seguido por três exemplos concretos. A lei do Talião consiste em aplicar um castigo proporcional ao dano causado, uma forma de limitar a vingança pessoal e desanimar quem comete o crime.
A bofetada era um ato ofensivo e, na face direita, era injurioso. A disputa pela túnica refere-se ao caso de uma pessoa que não pode pagar uma dívida e deixa como pagamento a túnica. A obrigação de andar uma milha era um costume civil e militar de impor que algumas pessoas carregassem uma carga ou acompanhassem alguém pelo caminho.
A exortação geral nos convida a renunciar qualquer tipo de violência e de vingança. Não se trata de uma tática para conseguir um objetivo, mas de uma atitude baseada na estratégia do amor e da solidariedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário