.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

De graça recebestes, de graça deveis dar. Padre Queiroz

11 de Julho de 2013  QUINTA - Evangelho - Mt 10,7-15

De graça recebestes, de graça deveis dar. 
Este Evangelho narra as instruções que Jesus deu aos Apóstolos, ao enviá-los em missão. São orientações válidas para nós, batizados e crismados. 
“Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz.” A graça de Deus acompanha os missionários e missionárias. Pelo simples fato de entrar numa casa, Deus já transmite para aquela família a paz. 
“Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés.” Sacudi a poeira dos pés significa não levar consigo os costumes pecaminosos da casa ou cidade. Porque há o perigo de o cristão, em vez de ser fermento, deixar-se levar pelo fermento do mundo. Se alguém não quer caminhar conosco, acolhendo a fé católica, nós também não vamos caminhar com eles. Os maus costumes do mundo pecador grudam em nós como a poeira nos sapatos. Se não tomarmos cuidado, acabamos levando para dentro da Comunidade cristã esses maus costumes. Seria “ir buscar lã e sair tosquiado”. “Cuidado com o fermento dos fariseus!” (Mt 16,6). Assim como o fermento transforma a massa, somos chamados a transformar o mundo pecador, sem trazer para dentro de casa, ou do nosso coração, o pecado do mundo. 
Foi por isso que Jesus criou a Santa Igreja. Nela, uma criança ajuda a outra a seguir a Jesus, um jovem ajuda o outro, um casal ajuda o outro, um político ajuda o outro e assim por diante. Os jovens que usam drogas, todos andaram em más companhias! 
“Irmãos, fazei tudo sem murmurar nem questionar, para que sejais irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem defeito, no meio de uma geração má e perversa, na qual brilhais como luzeiros no mundo” (Fl 2,14-15).
S. Paulo chama o mundo de geração má e perversa. Ela tem muitas coisas boas, mas é traiçoeira e, quando menos esperamos, caímos nas suas armadilhas. 
Na oração de S. Francisco, nós rezamos: “Onde houver trevas, que eu leve a luz”. Levar a luz sim, mas não sair dali com um pouco de trevas grudadas em si. 
Um dos pecados do mundo atual é dizer que “todas as religiões são boas”. Se fosse assim, Deus não teria mandado o seu Filho para fundar uma religião, uma Igreja. Claro que as religiões têm coisas boas. Mas a verdade seja dita: Jesus fundou uma só. As pessoas seguem religiões fundadas por seres humanos, que nunca morreram nem ressuscitaram, nunca foram ao céu nem sabem o caminho para lá, e mesmo assim ensinam aos outros o caminho do céu! 
Muitos estão espalhando poeira e querendo de toda maneira que ela grude em nossos pés. Mas não vamos deixar. Pelo contrário, queremos ser luz, sal e fermento no meio, aproveitando ao máximo a nossa existência na terra, como Jesus aproveitou. 
Hoje é dia de Santa Paulina. É a primeira santa brasileira. Viveu em Trento – SC, onde fundou a congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Desde criança era catequista e se dedicava à promoção social. 
Quando criança, Paulina trabalhava numa fábrica de tecidos. As funcionárias almoçavam na fábrica, comendo marmita que elas mesmas traziam de casa. Todos os dias de madrugada a mãe de Paulina preparava a sua marmitinha. Com o tempo, a mãe começou a perceber que a filha estava ficando magrinha. Foi pesquisar e descobriu: ela dividia a sua marmita com coleguinhas mais pobres que ela. Então a mãe, sem contar para a filha, começou a por mais comida na sua marmita. Santa Paulina faleceu dia 09/07/0942, portanto os mais velhos foram contemporâneos dela.“Em vosso caminho, anunciai: o Reino dos Céus está próximo”. 
Maria Santíssima foi a primeira missionária, principalmente porque nos deu o grande Missionário, Jesus Cristo. Depois, porque ela saiu de casa levando Jesus, ainda em seu seio. Após o Natal, ela o apresentou à humanidade, representada pelos reis magos. Anos mais tarde, deu o seu apoio ao Filho missionário, pelas estradas da Palestina. Que ela nos ensine a ser bons missionários do seu Filho. 
contemporâneos dela. 
De graça recebestes, de graça deveis dar.


Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário