.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de junho de 2013

As bem-aventuranças-Claretianos


Segunda-feira, 10 de junho de 2013
10ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Arésio, Rogato e seus quinze Companheiros (mártires da África), Astério de Petra (bispo), Basílides, Trípode, Mandal e seus vinte Companheiros (mártires na Via Aurélia, em Roma), Bogomilo de Gnesen (monge, bispo), Cesúrio de Auxérre (bispo), Críspulo e Restituto (mártires da Espanha), Evremundo de Fontenay (abade), Getúlio, Cereal, Amâncio e Primitivo (mártires de Tívoli), Iladan de Rathlihen (bispo), Itamar de Rochester (bispo), Landérico de Novalese (monge, mártir), Landérico de Paris (bispo), Maurino de Colônia (abade), Máximo de Nápoles (bispo, mártir), Olívia de Palermo (virgem, mártir), Timóteo de Prusa (bispo, mártir), Zacarias de Nicomédia (mártir).
Primeira leitura:2 Coríntios 1,1-7
Participareis da nossa consolação
Salmo responsorial:33
Provai e vede quão suave é o Senhor
Evangelho:Mateus 5,1-12
E será grande vossa recompensa no céu
As bem-aventuranças, contêm a nova versão dos mandamentos, proclamados na perspectiva do Reino de Deus. A montanha em Israel era um lugar privilegiado para as teofanias e revelações de Deus. Revelação que se manifesta não somente nos discípulos, mas em toda a multidão que o segue e, em geral, em todo o povo de Deus, que acolhe seus ensinamentos.
Jesus apresenta um Deus próximo e em comunhão com a comunidade, rompendo assim com as barreiras que as autoridades religiosas colocaram entre Deus e o povo. As Bem-aventuranças são o rosto alegre e esperançoso do Reino para os pobres e os que sofrem por causa do evangelho. Mateus apresenta oito bem-aventuranças, a primeira resume as demais.
Chama de felizes os “pobres de coração”; os “humildes e aflitos”, os que têm uma atitude religiosa de desprendimento. São felizes porque amam e dão a vida em favor dos irmãos, por isso é deles o Reino dos Céus. As bem-aventuranças seguintes são conseqüência da opção de compartilhar os bens com os necessitados, com os aflitos e despossuídos. São felizes porque trabalham pela justiça e em favor da paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário