.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 4 de maio de 2013

+QUE TODOS SEJAM UM - Humberto Selau


DIA 16 DE MAIO
Caríssimos,
        Depois de havermo-nos preparado com o tempo da quaresma para o grande acontecimento de nossa fé, a paixão, morte e ressurreição de Jesus e de termos convivido com Ele VIVO e ATUANTE por todo o tempo pascal, entramos (domingo passado) no tempo da Igreja onde recebemos do próprio Jesus o Espírito Divino, nosso protetor e defensor. Hoje ela nos presenteia com a SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE que vem coroar a revelação trazida por Jesus a toda a humanidade: por Ele foi nos revelado a face paterna, criadora e amorosa do Pai e também por Ele recebemos o Espírito Santo a fim de que não vivamos órfãos depois de seu retorno ao Pai. Deste modo, sentindo-nos encorajados pela presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, poderemos viver o Tempo Comum que essa semana retomamos cheios de ànimo e prontos a dar nosso testemunho ao mundo e a todos aqueles que ainda vivem sem conhecer verdadeira LUZ e a verdadeira VIDA!
        Se bem observarmos, a celebração da missa é um grande hino de louvor e adoração à Trindade. Preste atenção quando fores à igreja hoje: observe que, desde o início, quando nos benzemos, até o momento da bênção trinitária final, constantemente o sacerdote invoca a Santíssima Trindade, particularmente durante a pregação eucarística. As orações que o padre pronuncia após a consagração são dirigidas a Deus Pai, por mediação de Jesus Cristo, em unidade com o Espírito Santo. É, portanto, na missa onde o cristão logra vislumbrar, pela graça do Espírito Santo, o mistério da Santíssima Trindade.
        Há séculos a Igreja ensina o mistério de Três Pessoas em um só Deus, baseada nas claras e explícitas citações bíblicas. Mas desaconselha a investigação no sentido de decifrar tão grande mistério, dada a complexidade natural que avança e se eleva para as coisas sobrenaturais.
        Santo Agostinho Bispo de Hipona (séc. IV), grande teólogo e doutor da Igreja,  tentou exaustivamente compreender este inefável mistério. Diz-se que certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, quando pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma: UM Deus em TRÊS PESSOAS DISTINTAS! Enquanto caminhava, observou um menino que portava uma pequena tigela com água. A criança ia até o mar, trazia a água e derramava dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade:
- "Estou querendo colocar a água do mar neste buraco".
Agostinho sorriu e respondeu-lhe:
-"Mas você não percebe que é impossível?"
Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe:
-"Ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!".
E continuou: "Quem fita o sol, deslumbra-se e quem persiste em fitá-lo, pode ficar cego. Assim sucede com os mistérios da religião: quem pretende compreendê-los deslumbra-se e quem se obstina em perscrutá-los pode perder totalmente a fé!" E a criança, que era um anjo, desapareceu... Assim, Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
        Deste modo, dirijamo-nos para a celebração de hoje com olhar de contemplação e adoração e não esperemos sair da igreja sabedores e entendedores deste grande mistério de nossa fé. A Palavra de Deus observa em Provérbios 25, 27: "Quem quer sondar a majestade, será oprimido pelo peso de sua glória". A oração da coleta exprime a índole da solenidade dando-nos a direção para bem celebrá-la: Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade (Jesus, o Filho) e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente.
        Assim, gostaria de partilhar um dos pontos que mais aprecio neste tão prodigioso mistério: a COMUNHÃO! Nosso Deus em sua imensa sabedoria e infinita bondade sabe que, em nossa formação, precisamos de exemplos, modelos que reforcem em nós a possibilidade de atingirmos as realidades que Ele deseja. Não nos pediria comportamentos de amor se Ele mesmo não amasse, atitudes de serviço se Ele mesmo não se tivesse feito nosso servidor. Como nos exigiria compromisso, partilha, bons relacionamentos, doação total se Ele próprio não fosse essas realidades? Nosso Deus, para citar novamente Santo Agostinho, não é solidão infinita, mas comunhão de luz e de amor, vida doada e recebida num eterno diálogo entre o Pai e o Filho, no Espírito Santo Amante, Amado e Amor! A reflexão de hoje convida-nos a rever nossos relacionamentos, rever a forma como temos tratado as pessoas que convivem conosco em nossa família, em nosso trabalho, em nossa comunidade eclesial. É o momento de espelharmo-nos na comunhão infinita e perfeita da Trindade para restaurarmos a comunhão com aquelas pessoas com quem estamos brigados ou que as situações da vida geraram entre elas e nós certo afastamento. Quem sabe um telefonema, um torpedo ou um e-mail ou o "velho" cartão postal com algumas palavras dizendo o quanto a restauração da amizade com aquela pessoa é importante pra nós,seja um meio para re-estabecermos a comunhão e refletirmos ainda mais perfeitamente a imagem de nosso Deus. QUE TODOS SEJAM UM COMO EU E TU, PAI, SOMOS UM! Este foi o desejo de Jesus, expresso em oração naquele jardim onde decidiu morrer para re-estabelecer nossa comunhão com o Pai. Que este seja, à partir de agora, também o nosso desejo para que o mundo creia na realidade que hoje celebramos!
        PAI, EM NOME DO TEU FILHO JESUS E EM UNIDADE COM O ESPÍRITO SANTO, VOS PEDIMOS QUE VOS DIGNEIS ABENÇOAR ESSE ANSEIO QUE COMEÇA A BROTAR EM NOSSO CORAÇÃO NA BUSCA PELA UNIDADE E PELA COMUNHÃO COM TODOS OS NOSSOS IRMÃOS! CURA AS FERIDAS DE RELACIONAMENTO MAL CONSTRUÍDOS E CONDUZE-NOS À TUA PERFEIÇÃO, NO AMOR! AMÉM!
        Escute com o coração esta canção que reflete as palavras do apóstolo Paulo e que nesse desejo de estarmos sempre unidos como a Trindade, tenhamos a certeza de que nada, nada mesmo, poderá nos separar do imenso Amor que oNosso Deus nutre por cada um de nós! Não permitamos que nada no mundo obstaculize nossa relação e nossa comunhão com Ele e com nossos irmãos!
A todos uma boa reflexão e uma ótima semana!

Humberto Selau Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário