.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 19 de maio de 2013

O que Deus uniu, o homem não separe! =Claretianos



Sexta-feira, 24 de maio de 2013
7ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Afra de Brescia (virgem, mártir), Davi I (rei da Escócia), Donaciano e Rogaciano (mártires de Nantes), Geralddo de Lunel (franciscano terciário), Joana de Cusa (viúva, citada por Lc 8,3; 24,10), Manaém (profeta, citado em At 13,1), Melécio e duzentos e cinquenta soldados (mártires na Galácia), Nicetas de Pereaslav (mártir), Patrício de Bayeux (bispo), Robustiano de Milão (mártir), Vicente do Porto (mártir), Vicente de Lérins (monge), Zoel, Servílio, Félix, Silvano e Dioclécio (mártires de Ístria).
Primeira leitura: Eclesiástico 6,5-17
Ao amigo fiel não há nada que se compare
Salmo responsorial: Salmo 118(119), 12.16.1827.34.35 (R. 35a)
Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento
Evangelho: Marcos 10,1-12.
O que Deus uniu, o homem não separe!
Jesus aconselha a multidão sobre a relação entre homem e mulher. Naquele tempo existia muito machismo nas relações matrimoniais. O homem podia repudiar e se separar de sua mulher e esta ficaria marcada para sempre. Na relação homem-mulher, Jesus pede o máximo de igualdade. Em minha família, na comunidade e na sociedade, como são as relações entre homem e mulher?
A pergunta feita a Jesus pelos fariseus é maliciosa, tem por objetivo prová-lo. É lícito ao homem repudiar sua mulher? Na lei de Moisés um homem poderia escrever uma carta de divórcio e repudiar sua mulher. Esta lei revela o machismo da época, pois a mulher não tinha o mesmo direito. O texto explica que Moisés atuou assim por causa da dureza do coração do povo.
Jesus retoma os relatos da criação para negar ao homem o direito de repudiar sua mulher. Elimina o privilégio do homem frente à mulher e pede o máximo de igualdade nas relações matrimoniais. Como combatemos o machismo que ainda persiste?

Nenhum comentário:

Postar um comentário