.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 25 de maio de 2013

O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO – O AMANTE, O AMADO E O AMOR-Pe.Erivaldo Gomes


Neste domingo 03 de junho a liturgia nos oferece uma oportunidade ímpar de celebrar o maior mistério de nossa fé: o mistério da Santíssima Trindade. Um Deus em três pessoas. Mistério não é para ser colocado na cabeça, mas para ser contemplado.
Santo Agostinho, tentou compreender este inexprimível mistério. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma. Até que se deparou com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar; continuamente voltava, enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. Note que o Santo lhe explicou ser impossível realizar esta tarefa. Aí a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu... Então o Nobre Santo concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Resta-nos agora entender quem é um e quem é o outro para podermos, pelo menos de longe, contemplar a beleza do Deus Uno e Trino.
·         O PAI: não foi criado por ninguém nem gerado. É aquele que é todo poderoso, e que criou tudo o que existe... E como Ele amou tudo que criou, enviou ao mundo seu próprio Filho para nos salvar.
·         O FILHO: é filho só do Pai, não foi criado por ninguém, mas gerado. É o enviado do Pai, aquele que veio ao mundo, foi Ele que  realizou essa obra de salvação, ensinando-nos o que deveríamos e o que não deveríamos fazer para ter uma vida terrena tranqüila, e merecer um dia a vida eterna;
·         O ESPÍRITO SANTO: não foi criado por ninguém, é do Pai e do Filho, procede de um e de outro. É aquele que foi prometido por Jesus Cristo aos apóstolos, para iluminá-los, encorajá-los, transformá-los de medrosos aos gigantes iniciadores da Igreja humana. É Ele que nos dá coragem, sabedoria, para evangelizar, e nos defende nos momentos de perseguições, e também diante do Pai.
A criação é obra da trindade:
·         Gn 1,2: O Espírito de Deus pairava sobre as águas. Aqui está um indício de que a Trindade sempre existiu.
No AT Deus fala de si no plural:
·         Gn 1,26: façamos o homem à nossa imagem e semelhança
·         Gn 3,22: se tornou como um de nós.
·         Gn 11,7: desçamos e confundamos sua língua.
É no Novo Testamento que a Trindade é revelada plenamente, porém no AT temos um texto que antecipa esta revelação:
·         Is 48,16 “Agora o Senhor Deus (PAI) me enviou a mim (FILHO) com seu espírito(Espírito Santo)”.
·         Lc 1,35: “O Espírito Santo (ESPIRÍTO SANTO) virá sobre você e a força do Altíssimo (PAI) a cobrirá com sua sombra. Por isso o Filho (JESUS CRISTO) que vai nascer de você será chamado Filho de Deus”.
·         Jo 14,16: “E eu (O FILHO) rogarei ao PAI e ele vos dará outro Consolador (ESPÍRITO SANTO) para que fique convosco para sempre.
·         Mt 28, 19: Ide e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
·         2Cor 13,13: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
Não são três deuses, não somos politeístas. É um só Deus em três pessoas. Um não é o outro, mas cada um é Deus por inteiro. Este é o mistério.
Somos batizados em nome da Santíssima Trindade. Em nome do Pai que nos criou, do Filho que nos salvou e do Espírito que nos amou.
O batismo nos insere na dinâmica da Santíssima Trindade e nos compromete com o Reino de Deus. Todo batizado tem a missão de cuidar do que Deus criou, de lutar pela salvação da humanidade e de ser presença do amor de Deus no mundo.
O Deus que seguimos é um Deus que é comunidade. Que mora em comunidade, que vive em comunidade. Ensina a viver em comunidade e que nos salva em e com a comunidade.
Caríssimos, sendo comunidade Deus nos ensina a lutar contra o individualismo que impera hoje. Quer nos ensinar que ninguém vive só, nenhuma das pessoas vive para si mesmo. Nós também devemos viver assim.
A Trindade é comunhão de amor onde cada um é quem é sem anular o outro. O amor que une cada uma das pessoas também as distingue. O verdadeiro amor não sacrifica o outro em favor de si, mas sacrifica-se em função do outro. Ah se nossos casais entendessem isso.
A Trindade é a mais perfeita comunidade, nela todas as comunidades e grupos humanos devem se espelhar.
Hoje ouvimos o apelo de Cristo: Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei (Mt 28,19-20). Isso não é uma opção, é uma obrigação de quem se sente amado por Deus. Ai de mim se não evangelizar. Que este seja o nosso principal objetivo e não outro.
O que é mesmo ser discípulo de Jesus? É somente batizar? Doto de outra forma: será que batizar sem critério nenhum é suficiente para tornar alguém discípulo de Jesus? O discípulo de Jesus é aquele que observa tudo o que ele ordenou. O discípulo não é aquele que aprende uma doutrina, mas um modo de vida.
A Trindade é puro amor e por isso é missionária. Deus não ficou fechado em si, veio ao encontro da humanidade comunicar seu amor. Quanto mais intenso é o amor, mais forte será o impulso missionário em nosso coração. Vamos lutar para crescer nesta dimensão. Lutemos para crescer na dimensão missionária. Abramos nossas portas e saiamos em missão
Quando parecer difícil, lembremos que Ele está conosco todos os dias até a consumação do mundo. Ele é nossa força, é Ele quem aquece nossos corações e nos faz missionários. Jesus não nos abandonou, continua presente em entre nós. É uma presença invisível, porém real e concreta.
Jesus está presente em nossa vida, seja nos momentos de angustia, seja nos momentos de felicidade. Ele é presença constante, está na liturgia da palavra e na Eucaristia. Está no outro, principalmente nos pobres, humilhados e pequenos. O que fizerdes a um desses pequeninos foi a mim que o fizestes (Mt 25,40).
A Trindade armou sua tenda entre nós. Sua tenda é a comunidade! É o outro! É o pobre! Ajudai-nos Senhor a perceber a sua presença em meio a esta cultura que tenta anular-Te. Que nos momentos de angustia e fracasso possamos o caloroso abraço do Deus Uno e Trino. Amém!
Pe.Erivaldo Gomes de  Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário