.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de maio de 2013

O ESPÍRITO SANTO NOS RENOVA E NOS IMPULSIONA À MISSÃO! – Olívia Coutinho


 
DOMINGO DE PENTECOSTES!

Dia 19 de Maio de 2013

Evangelho Jo 20,19-23

   Vivemos hoje, a  alegria de celebrar a solenidade de Pentecostes!  O coroamento do tempo Pascal, quando se cumpre a promessa de Jesus: o envio do Espírito Santo! Espírito Santo, que já se faz presente no meio de nós, mas que é importante percebermos a sua ação no mundo. 
A definição marcante desta festa de hoje, podemos dizer que é a "Germinação da Igreja", pois a  caminhada missionária  da Igreja, começa  em Pentecostes, quando o Espírito Santo entra em  suas  entranhas e a torna  viva e atuante! É a partir daí, que a igreja começa a falar, a falar a linguagem do amor, que é uma linguagem universal, e que mesmo sendo desdobrada em vários idiomas, é a única linguagem capaz de ser compreendida pelos povos de todas as nações.
A  missão da Igreja, consiste em revelar aos homens, a vida nova que brota da ressurreição de Jesus! Sua grande riqueza, está na  abertura a todos os povos e culturas! A Igreja é unidade, é  a guardiã do amor, do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
 Nesta festa, que  também podemos  chamar de festa missionária, devemos alargar o nosso olhar para o mundo inteiro, onde a  igreja se faz presente na pessoa de muitos missionários, homens e mulheres,  que apesar das inúmeras dificuldades, se prontificam a gastar a vida  na difusão da verdade  do  evangelho. Unamos a estes missionários, no desejo  de fazer chegar a outros irmãos, a verdade que liberta!
Sabemos que os desafios de quem se entrega a missionariedade  são inúmeros,   mas sabemos também, que o Espírito Santo, anima e dá força quem abraça a missão  de  anunciar e  testemunhar o Evangelho, ponto decisivo para a história da salvação!
O evangelho deste domingo de Pentecostes, nos  apresenta  a comunidade de Homens Novos, que nasce da cruz e da ressurreição e são libertados pela força santificadora e libertadora do Espírito Santo. Tudo começa com o primeiro encontro de Jesus com os  discípulos, logo após a sua ressurreição.   Foi neste  encontro, que Jesus comunicou a eles o seu Espírito, no gesto de soprar sobre eles.
Ao soprar o Espírito Santo sobre os discípulos, Jesus nos recorda o sopro de Deus na criação, o sopro que deu  vida a criatura humana, gesto que Jesus repete como início de uma nova criação!
Cheios do Espírito Santo, os discípulos se libertam do medo que os aprisionavam, e a partir deste momento, as palavras de Jesus se tornam claras para eles.
 “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão perdoados;  a quem os não perdoardes, eles lhe serão retidos”.   Com o sopro do Espírito Santo, Jesus concede a igreja, o poder de perdoar pecados.   É Deus quem tem o poder de perdoar  pecados, mas Jesus concede este poder e o transmite a sua Igreja. Trata-se do sacramento da reconciliação.  “Reter os pecados”, não significa  uma condenação e sim,  um insistente apelo à conversão.
É importante entendermos, que  não é a Igreja( sacramento da Reconciliação) que não perdoa,   pelo  contrário, a Igreja trabalha o arrependimento, favorecendo as condições para isto. Pecados “retidos,” são aqueles pecados, que permanecemos neles, ou seja, temos a consciência destes pecados, mas não  nos abrimos ao arrependimento, com o  propósito de mudança.
No sopro do Espírito Santo sobre os discípulos, é expressa a criação renovada! É O Espírito Santo que recria a comunidade dos apóstolos e descerra suas portas para a missão!
Os discípulos só conseguiram tomar atitudes corajosas para anunciar Jesus, depois que receberam o Espírito Santo. Era tão grande a coragem que eles  passaram a ter, e tão seguras  as suas decisões, que eles estavam dispostos a tudo, até mesmo a dar a vida pelo evangelho.
Todos nós recebemos o Espírito Santo no Sacramento do Batismo, sacramento  que é confirmado  no Crismo. Com certeza, esta presença  permanente do Espírito Santo em nós,  nos leva a viver com mais alegria e  vontade de comunicar a todos, as coisas bonitas que Jesus realizou e continua realizando através do seu Espírito!
Com Pentecostes, encerra-se o tempo Pascal, mas este acontecimento não é final, é o começo do nosso peregrinar!
Os atos dos Apóstolos começaram com Pentecoste, também os nossos atos, devem começar com a presença, a força e a luz do Espírito Santo! 
A todo instante somos chamados  a sermos continuadores da comunicação  do  amor de Jesus, a verdade do evangelho!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia 

3 comentários:

  1. Ótimo comentário
    Parabéns! Ana Clara

    ResponderExcluir
  2. QUE NOSSAS AÇÕES POSSAM REFORÇAR A PRESENÇA E A LUZ DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS.TEMOS MUITO PARA AGRADECER E POUCO PARA PEDIR,POIS TUDO O QUE TEMOS FOI CEDIDO PELO FILHO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Pentecostes apresenta novos homens ,nascidos da Cruz e libertados pelo Espírito Santo. Achei lindo
    esse trecho que vc escreveu Paz, Rita

    ResponderExcluir